Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Operações da PF

Deputado José Riva quer debater operações e diz não ser retaliação

Diante das inúmeras operações desencadeadas pela Polícia Federal em Mato Grosso e dos efeitos polêmicos decorrentes da operação Jurupari, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), quer debater em audiência pública, na quinta-feira (17), os efeitos e causas como os resultados práticos obtidos com as ações policiais no Estado.


No entanto, o parlamentar frisa que não se trata de uma “retaliação” pelo fato de ter tido a própria esposa, Janete Riva, presa durante a operação Jurupari, mas para combater o sensacionalismo. Ele considera que nos últimos anos as operações se tornaram verdadeiros “shows” pirotécnicos com cenas cinematográficas.“É necessário fazer uma análise de todas essas ações policiais, os efeitos de causa, legalidade, o impacto social e econômico”, frisou Riva.

A audiência contará com a participação de todo o segmento ambiental, sindicatos, secretários de Estado, representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Departamento da Polícia Federal, da Polícia Judiciária Civil, OAB/MT, Fiemt, Famato, prefeitos,, vereadorese à sociedade em geral.

O deputado disse também que o objetivo é saber qual o custo das operações realizadas como Jurupari, Pacenas, Curupira, Higea, e quais os resultados de fato obtiveram como o que aconteceu com os denunciados.

Polêmica

A operação Jurapari, realizada no dia 21 de maio, para combater crimes ambientais, despertou a ira em diferentes setores da sociedade civil e rendeu muita polêmica ao levar 91 pessoas preventivamente por determinação do juiz federal da Primeira Vara, Julier Sebastiaão da Silva. Foram presos engenheiros, empresários, fazendeiros, servidores e assessores políticos.

O esquema consistia de retirada ilegal de madeira de área indígena e de fraude em documentos para transporte das mesmas de forma irregular, ou seja, como sendo de áreas de preservação ambiental.Contudo, as prisões foram consideradas ilegal por advogados e políticos, que ingressaram com representação contra o próprio juiz na Justiça.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet