Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

OPERAÇÃO JURUPARI

Sema instaura processo contra Daldegan e mais dois acusados

Trinta dias após a Polícia Federal ter deflagrado a Operação Jurupari, o secretário de Meio Ambiente, Alexander Maia, e o procurador-geral do Estado, Dorgival Veras, decidiram instaurar Processos Administrativos Disciplinares (PAD) contra o ex-secretário daquela pasta, Luis Daldegan, o ex-secretário-adjunto, Afrânio Migliari, e contra o ex-servidor Alex Sandro Marega. Eles foram presos pela PF sob acusação de participação no esquema que fraudava licenciamentos e Planos de Manejo Florestal fraudulentos.


Os acusados, conforme estabelecem as portarias, serão intimidados imediatamente para que tomem ciência da investigação. A comissão, presidida pela servidora Renata Maciel Cuiabano, terá como membros Nadja Naira Monteiro Pinheiro e André Luiz Falquetti e Silva. O prazo de vigência será de 60 dias.

As apurações têm como base o processo em trâmite na 1ª Vara da Justiça Federal da Seção Judiciária do Estado de Mato Grosso, onde Daldegan, Migliari e Alex Sandro figuram como réus. No mês passado, no entanto, começou a ser realizado o levantamento da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado (Politec), que deve ser concluído daqui a 30 dias.

Operação Jurupari

A operação Jurapari, realizada no dia 21 de maio, para combater crimes ambientais, resultou na prisão de 91 pessoas preventivamente por determinação do juiz federal da Primeira Vara, Julier Sebastiaão da Silva. Foram presos engenheiros, empresários, fazendeiros, servidores e assessores políticos.

O esquema consistia de retirada ilegal de madeira de área indígena e de fraude em documentos para transporte das mesmas de forma irregular, ou seja, como sendo de áreas de preservação ambiental.Contudo, as prisões foram consideradas ilegal por advogados e políticos, que ingressaram com representação contra o próprio juiz na Justiça.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet