Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

NORTÃO

Incêndio invade setor industrial de Marcelândia, queima serrarias, residências (Veja imagens)

Foto: Reprodução

Cidade fica a 700 km ao norte do capital

Cidade fica a 700 km ao norte do capital

Um incêndio que começou por volta das 10h30 desta quarta-feira, na zona rural de Marcelândia (710 km de Cuiabá), “invadiu” o setor industrial, queimou quase todas as serrarias, madeiras estocadas, maquinários, dezenas de cabeças de gado e pelo menos 60 residências. Um chacareiro foi salvo pelo filho, quando o fogo começava a queimar a casa da chácara.


O médico Carlos Alberto, diretor do hospital municipal, disse, ao Olhar Direto, que a situação é caótica. “Mais de 100 atendimentos por asfixia já foram feitos no hospital, mas graças a Deus nenhuma vítima. Não para de chegar pacientes com problemas respiratórios. Mas informamos às pessoas de outros municípios que tem parentes em Marcelândia, que não há nenhum caso de queimadura com risco de morte”

O gerente de uma colonizadora, Israel Bulgareli, informou ao Olhar Direto que o fogo teve início há mais de 20 quilômetros da cidade. “O fogo começou no lixão municipal e veio invadindo as madeireiras. Queimou serrarias, madeiras que estavam no pátio, animais e temos informação que uma pessoa está desaparecida. Uma verdadeira tragédia na cidade”, informou o gerente.

O município não tem guarnição do Corpo de Bombeiros. De acordo com Israel, não há equipamentos especializados para apagar incêndio dessa proporção. “As rádios locais estão pedindo para que quem tenha caminhão com tanque de água ajude a combater o fogo”, relatou Bulgarelli

O Poder Executivo municipal instalou recentemente uma brigada de combate a incêndio, composta por 15 homens treinados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Todavia, no momento em que o fogo começou, os homens do Prevfogo estavam combatendo um fogo na fazenda Nova República.

Conforme outra fonte de Olhar Direto em Marcelândia, são confirmadas 60 casas destruídas até agora e pelo menos 16 serrarias, além de dezenas de cabeças de gado.  As labaredas eram altas e uma intensa fumaça cobriu a cidade.

A Rede Cemat desligou o fornecimento de energia na zona rural, pois as labaredas atingiram as cruzetas - peças de madeira que sustentam os fios – e há perigo dos fios de alta tensão cair no chão. Não há previsão de restabelecimento da energia para os sítios e fazendas.

A prefeitura solicitou pedido de ajuda ao governo do Estado, por meio da Defesa Civil. Os bombeiros de Sinop e Colíder devem enviar caminhões de combate a incêndio.

Fotos: Rádio Megahits FM  e reportagem local do Noticia Minuto.com













Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet