Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de maio de 2024

Notícias | Economia

Medidas contra inflação seguirão por tempo prolongado, diz diretor do BC

O diretor de Assuntos Internacionais e de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, Luiz Awazu Pereira da Silva, afirmou nesta sexta-feira (27) medidas para conter as pressões inflacionárias vão continuar por um período “prolongado” para que a taxa de inflação possa convergir para o centro da meta.


A declaração foi feita durante almoço organizado pela Câmara de Comércio França-Brasil, que contou com presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, em São Paulo.

De acordo com ele, o Banco Central vai tentar encerrar este ano com a inflação o “mais próximo possível de 4,5%”. Mas reafirmou que o centro da meta só será atingido em 2012.

“As condições monetárias continuarão sendo ajustadas por um período suficientemente prolongado de modo a convergir para o centro da meta em 2012”, disse. “Temos ainda trabalho pela frente”, acrescentou.

Segundo ele, a inflação acumulada em 12 meses tende a permanecer em patamares mais elevados até o terceiro trimestre desse ano. “A partir do último trimestre, com o efeito das medidas que estão sendo tomadas, com os efeitos da desaceleração da atividade, a inflação acumulada vai tender a se deslocar para a direção do centro da nossa meta”, disse.

O diretor destacou que o BC tem procurado sinalizar com a tomada de medidas macruprudenciais, que o momento deve ser de “maior prudência”.

“Temos tomado medidas no sentido de mostrar que a conjuntura atual para que o Brasil possa se beneficiar das oportunidades necessita uma trajetória de moderação no consumo e no crédito”, complementou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet