Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Leitão apresenta Projeto de Lei para criar o Agente Comunitário da terra

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT) apresentou nesta quinta-feira (27), no plenário da Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei que sugere a criação do Agente Comunitário da Terra. O programa visaa capacitar e contratar profissionais de nível técnico para acompanharem o dia a dia dos pequenos e médios produtores.


“Há famílias nos assentamentos que morrem de fome porque não tem um profissional para orientá-los [sobre] como produzir. Precisamos de alternativas para ajudar essas pessoas, e a melhor de todas é capacitar novos profissionais”, esclarece o deputado.

O Agente Comunitário da Terra irá atuar na promoção da assistência técnica agrícola e pecuária junto aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária de forma direta no campo. A intenção é que os profissionais desenvolvam ações levando conhecimento, técnicas especializadas e novas tecnologias para a comunidade rural visando, assim, uma melhora nas condições de vida e renda dos familiares.

Para o parlamentar, atualmente Mato Grosso não produz o suficiente para alimentar sua população com os produtos exclusivamente produzidos pelos mato grossenses.

“Hoje 90% do que comemos vem de outros estados, precisamos enriquecer o interior do País com produção de alimentos e não apenas produzir para exportar”, disse ele.

Leitão afirma que a importação de alimentos de outros estados não tem que ser eliminada, mas administrada: “Não basta ter a terra [mas] produzir pouco, temos que capacitar os produtores para produzirem com qualidade”.

Os profissionais qualificados irão desempenhar um papel relevante de interlocutor com os produtores, uma vez que o programa sugere que os beneficiados residam nas comunidades rurais.

Tendo a oportunidade de possuir um conhecimento mais próximo da realidade do local, suas necessidades e seus problemas, o profissional irá estimular a participação da própria comunidade pela busca de alternativas viáveis para o aumento da produção e melhora na qualidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet