Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Deputado busca apoio para fomentar modalidade olímpica do tiro esportivo

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) busca apoio do Executivo Estadual para trazer para Mato Grosso competições nacionais de tiro esportivo, um esporte olímpico. Essa semana, o parlamentar se reuniu com o secretário estadual de Esportes, Antônio Azambuja, e representantes do Clube de Tiro Pantanal e Federação Mato-grossense de Tiro Esportivo (FMTEC), para discutir a concessão de incentivo a este esporte.


Mato Grosso possui vários praticantesde tiro esportivo que buscam preparação para disputar competições importantes como o Panamericano e até mesmo as Olimpíadas, mas sempre esbarram na falta de estrutura para os treinamentos e disputas de competições preliminares.

O Clube do Tiro Pantanal, filiado à Federação Mato-grossense de Tiro Esportivo, recebeu recentemente um comunicado da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo sobre a realidade da estrutura do campo de tiro para receber competições nacionais na modalidade Fossa Olímpica.

Segundo os representantes do Clube, toda a estrutura física do campo já foi feita com doações de associados da entidade, mas ainda não foram adquiridas as máquinas de lançamento dos pratos, em função da falta de recursos. Isso impede que o estado  receba qualquer competição nessa modalidade. 

Maluf explicou que já foi dado o primeiro passo para que o problema seja resolvido e agora vai trabalhar em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes para buscar os recursos necessários.

“O Brasil sediará as Olimpíadas de 2016. Precisamos voltar às atenções para o incentivo às várias modalidades de esporte. Recebemos a reivindicação do Clube de Tiro Pantanal e vamos trabalhar na liberação dos recursos para a compra dos equipamentos que faltam. Sabemos que vários praticantes estão em condições técnicas para disputar as competições, mas precisam de um campo completo com toda a estrutura necessária”, ponderou o parlamentar.

Segundo o presidente da FMTEC, André Stumpf, a modalidade denominada fossa olímpica é amplamente praticada no Brasil, sob o controle da Confederação, que emite calendário anual e administra as competições nacionais, com provas presenciais (praticadas em clubes sede) e provas on line, (disputadas no estado de origem do atleta).

“Precisamos viabilizar a compra das maquinas de fossa olímpica, para que oestado de Mato Grosso seja incluído no calendário nacional da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo", concluiu.

Fossa Olímpica

A pedana de fossa olímpica (campo de tiro) se divide em 5 posições, para cada posição se encontra 3 máquinas lançadoras de pratos a 15 metros de distância enterradas em uma fossa.(casa de máquinas) As máquinas lançam os pratos variando em ângulo, de 45° para esquerda até 45° para direita, e em altura.

O prato possui uma velocidade inicial de cerca de 100 km/h, e é lançado imediatamente após um comando de voz do atirador, quando este está preparado com a arma empunhada no ombro.

O atirador, ocupando um dos 5 postos, não sagbe qual máquina irá lançar o prato. O atirador pode dar dois disparos por prato (com exceção da fase final, em que só um é permitido), sendo indiferente se quebrar no primeiro ou no segundo disparo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet