Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Sanecap

Pré-candidato, Lúdio promete rescindir a concessão

Foto: Renê Dióz/OD

Pré-candidato, Lúdio promete rescindir a concessão
O vereador Lúdio Cabral foi anunciado oficialmente na tarde desta quarta-feira (21) como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de Cuiabá neste ano.


Apoiado por figuras petistas como o secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes, pelo ex-deputado federal Carlos Abicalil e pelo deputado estadual Alexandre César, o vereador se lança à empreitada com a promessa de rescindir o contrato de concessão da Sanecap como primeiro ato à frente do Palácio Alencastro.

Usando o espaço do auditório Licínio Monteiro da Assembléia Legislativa nesta tarde, Lúdio se apresentou à imprensa como pré-candidato e assegurou que reverterá a concessão da Sanecap.

“No dia primeiro de janeiro, Cuiabá terá uma política pública de saneamento”, declarou, antevendo também um embate judicial consequente da quebra do contrato de concessão para se discutir o valor da multa rescisória.

Para o vereador, na condição de empresa pública a Sanecap só não funcionou a contento até hoje porque esteve à mercê de interesses que a transformaram num grande cabide de empregos, onde cargos de comando foram ocupados por pessoas sem a menor qualificação técnica, onde os trabalhadores foram desrespeitados em seus direitos e a verba pública mal aplicada.

Crítico da concessão da Sanecap e atuante quase que solitário na oposição dentro da Câmara Municipal, Lúdio detém porção significativa dos apoios e correntes dentro do partido e desponta como uma alternativa para viabilizar a retomada da unidade e do poder da sigla em Mato Grosso (com desdobramentos na eleição interna em 2013 e com vistas a 2014).

Articulações

Porém, o nome do vereador – o primeiro a se propor como pré-candidato do PT – ainda precisa passar pelo crivo do intrincado processo interno de escolha da melhor tática eleitoral e, na sequência, de apontamento do melhor nome para a disputa.

Primeiramente, no próximo fim de semana, o diretório municipal do PT se reúne para debater a estratégia eleitoral do partido. Três chapas defendem teses concorrentes de táticas para conquistar a Prefeitura.

A chapa de Lúdio, “Unidade e Protagonismo Agora”, defende a candidatura própria da sigla com a escolha de um nome pré-candidato; congrega cinco coletivos e cerca de 65% dos filiados na Capital.

A chapa da Articulação de Esquerda, da ex-senadora Serys Slhessarenko, defende a tese aberta – candidatura própria (sem apresentar nome) ou apoio do partido a algum nome de partido aliado. Já a tese da Militância Socialista, da vereadora Enelinda, defende a candidatura própria, mas sem apontar nome.

Essas chapas defenderão suas teses e disputarão os votos dos mais de 5,6 mil filiados do PT em Cuiabá no próximo dia 15 de abril. De acordo com o número de votos que cada chapa obtiver, proporcionalmente serão instituídos delegados para cada uma.

São eles que decidirão no dia 22 de abril, finalmente, a estratégia do PT para a eleição municipal (se o partido terá candidato ou não).

Caso não haja consenso, será aberto um calendário com prazo para inscrição de pré-candidaturas. Até os dez primeiros dias de junho o partido tomará a decisão final num encontro municipal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet