Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

concessão pública

CAB assume de vez a Sanecap; prioridade é combater desperdício e vazamento de água

Foto: Assessoria / Cuiabá

CAB assume de vez a Sanecap; prioridade é combater desperdício e vazamento de água
Com a meta de em no máximo três anos levar água tratada e de qualidade a 100% das residências da capital, a Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental) recebeu na tarde desta segunda-feira (16) a ordem de serviço do prefeito Chico Galindo (PTB) para assumir de vez a gestão da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).


Durante o evento, o diretor do Ítalo Joffily anunciou que a prioridade número um da CAB será o combate ao desperdício de água que ocorre por meio de vazamentos. Ao todo, a CAB pagará pela outorga da Sanecap o valor de R$ 516 milhões.

O contrato de concessão dos serviços de saneamento em Cuiabá tem duração de 30 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Ao fim do contrato, patrimônio, bens, móveis e imóveis que passam a ser administrados pela CAB Cuiabá retornam à Prefeitura. O valor da conta de água será reduzido em 0,5% a partir do dia 18 de abril. Isso significa que quem consumir até 10 m³ por mês (volume equivalente a dez caixas de 10 mil litros) pagará fatura no valor de R$ 19,80.

De acordo com informações da Prefeitura Municipal, atualmente, 99% dos moradores da área urbana de Cuiabá são atendidos com o fornecimento de água potável, porém, somente metade da população dispõe de água todos os dias nas torneiras. Apenas 39% do esgoto doméstico produzido são coletados na cidade, e somente 29% são tratados – o que significa que 70% do esgoto produzido pelos cuiabanos são despejados in natura no Rio Cuiabá.

Galindo disse que a cidade se livrou de um problema imenso quando resolveu fazer a concessão da Sanecap. Além da questão dos investimentos a serem feitos no setor, o chefe do Executivo municipal afirmou que a população também pode comemorar porque o dinheiro da concessão vai proporcionar a pavimentação de 30 bairros somente neste ano, através do Poeira Zero.


Atualizada às 19h25
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet