Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

pizza anunciada

Por 8 votos a 7, Câmara arquiva processo contra Lutero Ponce

21 Mai 2009 - 11:48

Da Redação/Kelly Martins e Ademar Andreola

Foto: Câmara/Cbá

Por 8 votos a 7, Câmara arquiva processo contra Lutero Ponce
Por oito votos a favor e sete contra, os vereadores de Cuiabá decidiram arquivar o pedido para abertura da Comissão Processante que iria investigar as contas do ex-presidente da Câmara de Municipal, Lutero Ponce ( PMDB). O ex-presidente teve suas contas de 2008 devassadas por uma auditoria que detectou um suposto rombo superior a R$ 3 milhões.


A sessão Plenária desta quinta-feira teve as ausências  dos vereadores Leve Levi (PP) e Júlio Pinheiro (PTB). Já o vereador Ivan Evangelista se absteve do voto e o presidente da Mesa Diretora, Deucimar Silva (PP), só votaria em caso de empate.

Durante toda esta semana houve uma série de articulações contra e a favor do pedido de cassação de Lutero Ponce. O PP e o PRTB chegaram a protocolar um pedido de cassação. Outros vereadores tentaram trabalhar para que a auditoria fosse encaminhada e investigada pelo Ministério Público e Tribunal de Contas, articulados pelos vereadores republicanos Francisco Vuolo, Chico 2000, vereadora Lueci Ramos (PSDB) e ainda e em bastidores, cogitaram o nome do petista Lúdio Cabral. No entanto, hoje ele manifestou voto favorável a instalação da Comissão.

No final da história, resta mais um escândalo abafado e a imagem da Casa de Leis marcada por mais um episódio “nebuloso”. Além disso mais R$ 30 mil em dinheiro público foram gastos inutilmente para contratar a empresa Síntese Assessoria e Consultoria Contábi,l a pedido do presidente, Deucimar Silva, a pretexto de dar transparência à sua gestão, mas acusado por Ponce de usar o cargo para perseguição pessoal e política.

Postura do PT

O presidente da Mesa ainda aproveitou para questionar a postura do vereador petista Lúdio Cabral. Ele alega que durante reuniões entre o Legislativo Cuiabano, Lúdio teria sido um dos coordenadores entre os parlamentares para que a Comissão Processante não fosse instaurada.

Porém, na votação de hoje, o petista mudou o voto e dessa forma, Deucimar aproveitou para criticar o discurso de ética, transparência, proferidas por Lúdio. “A mudança de postura é que me chama atenção. Fala-se muito, mas na maioria das vezes, ao mesmo tempo em que ele diz que tomou uma postura, de repente ele muda de lado”, frisou o progressista.

Rumo contrário

O partido PRTB protocolou na Câmara o pedido de requerimento para que fosse instaurado os trabalhos da Comissão. Por outro lado, os dois vereadores da sigla, Ralf Leite (PRTB) e o professor Néviton (PRTB) votaram contra a direção partidária.

O presidente da Executiva Regional, Samuel Lemes, esteve acompanhando a votação na Câmara e informou que os vereadores não serão punidos, por terem contrariado a postura do PRTB quanto ao assunto.

Salvação

O voto do vereador Levi Levi (PP), mesmo partido do presidente, poderia mudar  a situação e levar ao empate a decisão de abertura da Comissão. Mas, o paralementar informou a Deucimar que já tinha uma viagem marcada há alguns dias e não poderia estar presente, em um dos dias mais históricos do legislativo cuiabano.

Confira abaixo os votos dos vereadores:

Contrários à abertura da Comissão Processante:

Ver.Chico 2000 (PR)
Ver.Francisco Vuolo (PR)
Ver.Lueci Ramos (PSDB)
Ver.Paulo Borges Junior (PSDB)
Ver. Antonio Fernandes (PSDB)
Ver.Lutero Ponce (PMDB)
Ver.Ralf Leite (PRTB)
Ver.Professor Néviton (PRTB)


Favoráveis à abertura da Comissão Processante:

Ver. Adevair Cabral (PDT)
Ver.Pastor Washington (PRB)
Ver.Domingos Sávio (PMDB)
Ver.Everton Pop (PP)
Ver.Lúdio Cabral (PT)
Ver.Roosivelt Coelho (PSDB)
Ver.Toninho de Souza (PDT)

Abstenção

Ver.Ivan Envangelista (PPS)

Ausentes

Ver.Leve Levi (PP)
Ver.Julio Cesar Pinheiro (PTB)


Leia também:

Deucimar diz estar decepcionado com decisão da Câmara Municipal

Wilson pode perder apoio do PP se tucanos não votarem pela cassação
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet