Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SUIÁ MISSÚ

Índios xavante sequestram deputado Baiano Filho em protesto na BR-158

O deputado estadual Baiano Filho (PMDB), que está na região do Araguaia acompanhando a manifestação de posseiros e índios na BR-158, foi “sequestrado momentaneamente” por índios da etnia Xavante.

O deputado estadual Baiano Filho (PMDB), que está na região do Araguaia acompanhando a manifestação de posseiros e índios na BR-158, foi “sequestrado momentaneamente” por índios da etnia Xavante. Porém, ele foi liberado depois de negociações com os indígenas. “Ele ficou sob poder dos índios por duas ou três horas”, mas foi solto em seguida”, informou a assessoria.


Baiano está na região há alguns dias atendendo solicitação de produtores rurais do Araguaia. Ele faz a interlocução entre a Associação dos Produtores da Gleba Suiá Missú com o governo do Estado e a bancada federal de Mato Grosso em Brasília.

Desde a madrugada de sábado (23) manifestantes indígenas da etnia Xavante e fazendeiros bloqueiam a BR-158, na região do município de Alto Boa Vista (distante 1.064 km de Cuiabá). O bloqueio está causando prejuízos aos municípios da região.

O manifesto acontece em protesto contra deslocamento da reserva de Maraiwatsede para a região de floresta, abrangendo terras remanescentes da antiga fazenda Suiá Missú – onde posseiros alegam ter comprado as terras na década de 90.

Os produtores querem a suspeição da perita que emitiu laudo antropológico para a Fundação Nacional do Índio (Funai). O laudo é criticado por não ter apresentado, segundo os fazendeiros, evidências de que a população xavante na região do Araguaia algum dia ocupou a área em questão.


Mas informações em instantes. Atualizada às 09h42/10h03
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet