Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Suiá Missú

Governador em exercício afirma que se for necessário haverá reunião com indígenas e posseiros da Suiá Missú

Foto: Secom/MT

Governador em exercício afirma que se for necessário haverá reunião com indígenas e posseiros da Suiá Missú
Governador em exercício de Mato Grosso, Chico Daltro (PSD) afirmou ao Olhar Direto que o governo do Estado se colocou à disposição da Fundação Nacional do Índio (Funai) e, se necessário, o governo estadual vai se reunir com os indígenas e posseiros envolvidos no conflito sobre a demarcação das terras remanescentes de Suiá Missú.


Chico Daltro disse que o governo estadual está participando, acompanhando e disponibilizando apoio à Funai.

“Estamos disponibilizando para a Funai todo o apoio necessário para uma solução pacifica e positiva”, ressaltou Chico Daltro.

Os posseiros e indígenas exigiram a presença do governo estadual e do ministro da Justiça na área de conflito da reserva de Maraiwatsede. Daltro ressaltou que o governo do Estado enviou uma equipe para monitorar a situação.

A intenção deles é que autoridades do governo federal e do Estado constatem in loco a não-procedência do pleito da Fundação Nacional do Índio (Funai) em assentar os índios xavantes na área.

“Já conversamos com o secretário executivo do Ministério da Justiça, que encaminhou para a presidência da Funai o pedido de dirigir diretamente as ações”, detalhou Chico Daltro. Todo esforço necessário está sendo investido, mas tudo depende mesmo de resoluções da União.

“A Funai é quem lidera a condução, porque ela é do Governo Federal”, completou.

Os produtores entraram com pedido de suspeição da perita Inês Rosa Bueno, antropóloga da Fundação Nacional do Índio (Funai) porque foi ela quem produziu laudo antropológico que baseou a demarcação de Maraiwatsede.

O laudo é criticado por não ter apresentado, segundo os fazendeiros, evidências de que a população xavante da região do Araguaia algum dia tenha ocupado a área em questão.




Atualizada às 12h50
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet