Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Suiá missú

Xavante pede nova perícia para resolver impasse veja aqui vídeo

No impasse causado pela reserva indígena Maraiwatsede, o cacique Cristovam Tserero Odidsopre está ao lado dos posseiros. Ele diz que se juntou aos brancos no protesto para chamar atenção das autoridades e solicitar uma nova perícia na área.


De acordo com o indígena, as áreas demarcadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) não são as terras de origem dos índios. “Em toda nossa vida, o nosso habitat sempre foi da nossa subsistência , pesca, caça. Esta decisão está nos incomodando”, reclama.

Odidsopre argumenta que a área em questão é muito distante de onde vestígios dos antigos índios foram encontrados. “Isto está incomodando a comunidade xavante”, revela.

“Na verdade, a Funai nem procurou os caciques antigos. A Funai sempre pressionou sem se apresentar pessoalmente, mas forçando para que o cacique permaneça naquela área sem conversar com a comunidade”, diz.

“Nós estamos unidos aos posseiros fazendo esse movimeto para que nos ouçam para fazer nova perícia”, completa.

A BR-158 está bloqueada em protesto pelo impasse desde a noite de sábado. Descontentes com decisão judicial que determina a desintrusão imediata, os posseiros decidiram radicalizar e também fecharam outras rodovias federais (080 e 242).

Confira abaixo o vídeo feito com exclusividade pelo Olhar Direto:



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Vídeo Relacionado

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet