Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Maraiwatsede

Governador se reúne com posseiros e índios para tentar resolver Suiá Missú

Uma comitiva de produtores rurais, posseiros, índios e líderes políticos da área conhecida como Suiá Missú e da região em torno saiu há pouco do município de Barra do Garças em caravana em direção a Cuiabá.

04 Jul 2012 - 15:24

Da Editoria - Marcos Coutinho/Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Aprosum

Governador se reúne com posseiros e índios para tentar resolver Suiá Missú
Uma comitiva de produtores rurais, posseiros, índios e líderes políticos da área conhecida como Suiá Missú e da região em torno saiu há pouco do município de Barra do Garças em caravana em direção a Cuiabá. Eles vão se reunir amanhã com o governador Silval Barbosa (PMDB) na tentativa de achar uma solução política para a questão.


Os líderes do movimento também querem advertir o governador sobre o clima de tensão na área e do risco de uma convulsão social na região, polarizada entre brancos e índios de um lado e apenas índios de outro.

Lideranças políticas da região trazem também para o chefe do Executivo relato das dificuldades enfrentadas atualmente por conta do conflito em Suiá Missú. De acordo com fontes da região, já falta alimentos, medicamentos e combustíveis no local.

De acordo com o que o Olhar Direto já havia adiantado, no último dia 26 de julho, o governo do Estado instalou um comitê de crise para monitorar a situação. Os líderes do movimento, no entanto, cobram uma participação mais efetiva do governo de Mato Grosso.

De um lado, xavantes reivindicam a reserva e cobram do governo federal cumprimento da decisão judicial que determina a devida desintrusão de todos os não-índios. Do outro, posseiros e dissidentes xavantes protestam contra a medida e defendem que aquela não é a área original de ocupação dos índios.

Posseiros e índios contrários à demarcação das terras já bloquearam rodovias em protesto. As manifestações começaram em julho, mas até o momento a situação não foi resolvida.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet