Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

desocupação de reserva

Funai e Justiça acertam saída de posseiros da Terra Marãiwatsédé

Foto: Ilustração

Posseiros deverão deixar Marãiwatsédé em breve

Posseiros deverão deixar Marãiwatsédé em breve

Posseiros e produtores rurais que não pertencem à etnia xavante terão de deixar a terra Indígena Marãiwatsédé em Mato Grosso em breve. O acordo foi fechado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Justiça Federal. A data da retirada, no entanto, ainda não foi definida, de acordo com a 1ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso.


A saída proposta pelo governo do Estado para a resolução do impasse era transferir todos os indígenas da área para o Parque Estadual do Araguaia. O próprio governador Silval Barbosa (PMDB) defende a tese e chegou a ir para Brasília tentar articular essa resolução. De acordo com Barbosa, a saída forçada dos produtores pode causar um derramamento de sangue.

A terra Indígena Marãiwatsédé está localizada no nordeste de Mato Grosso, em uma área que abrange 165.241 hectares, nos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia.

A terra é pleiteada por indígenas desde 1992. Para evitar perder as terras, os posseiros chegaram a bloquear rodovias neste ano. A Associação dos Produtores da Gleba Suiá Missú (Aprosum) argumenta que os posseiros não aceitarão sair pacificamente. Índios chegaram a se aliar a posseiros na briga.

A reclamação capital dos produtores contra a retirada da área é referente aos documentos que basearam a ação. De acordo com a associação, o laudo antropológico usado não tem validade. O advogado Luiz Alfredo Ferezim de Abreu, que defende a Aprosum, argumenta que a perita responsável pelo laudo usado na demarcação da reserva indígena sequer foi à área em questão.

Região sitiada

O isolamento causado pelos protestos de produtores na região causou falta de recursos na cidade de Alto da Boa Vista (1.062 km de Cuiabá), que ficou sem combustível para as ambulâncias e caminhões pipas.

Briga política e jurídica

Além da intervenção política, os produtores estão atuando de forma intensa judicialmente para evitar a desintrusão. Durante a Cúpula dos Povos, na Conferência Rio+20, auxiliares diretos da presidente Dilma Rousseff (PT) informaram que a retirada seria feita em um prazo de 30 dias, a começar pelo maiores fazendeiros. Até o momento, os posseiros conseguiram barrar a ação.

A decisão para a retirada dos fazendeiros foi determinada por uma sentença do desembargador Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).



Atualizadaada às 18h12. Segunda atualização às 19h30

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet