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Domingo, 28 de abril de 2024

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Instituto Access aponta acerto com pesquisas no 1º e 2º turno na capital

O Instituto Access Brasil acertou dentro da margem de erro o resultado da eleição em Cuiabá no segundo turno, que apontou vitória do novo prefeito Mauro Mendes (PSB) com 54,65% dos votos válidos e Lúdio Cabral (PT)...

Instituto Access aponta acerto com pesquisas no 1º e 2º turno na capital
O Instituto Access Brasil acertou dentro da margem de erro o resultado da eleição em Cuiabá no segundo turno, que apontou vitória do novo prefeito Mauro Mendes (PSB) com 54,65% dos votos válidos e Lúdio Cabral (PT), com 45,35%, dentre aqueles que publicaram pesquisas dois dias antes da eleição. O Access apontou 51,09% para Mauro e 48,91% para Lúdio em pesquisa divulgada dia 26 de outubro, em parceria com o Olhar Direto.


O proprietário do instituto, economista e cientista político Jeverson Missias, observa que dos institutos que divulgaram pesquisa mais próxima à eleição, o Access teve sucesso junto com mais um outro.



"Repetimos o desempenho do primeiro turno, com acerto dentro da margem de erro", afirma. "O trabalho mostra o compromisso que tivemos nessa eleição de informar o leitor do Olhar Direto com transparência, sem optar por nenhum candidato. Um trabalho de seriedade e compromisso", avalia.

Missia informa que às vésperas da eleição, dois dias antes, havia um quadro de indefinição do eleitorado quanto a votar em Mauro Mendes ou Lúdio Cabral. "Havia 90% dos eleitores que estavam com votos definidos e 91% diziam que não mudava o voto. Mesmo assim, poderia haver flutuação de voto".

Ele afirmou que na reta final do segundo turno também houve um voto útil e ao mesmo tempo volúvel. Ou "a falta de fidelização de voto nos dois principais candidatos", notados em análise detalhada da coleta de dados das pesquisas. "É o cara que vai no voto útil, que voto naquele candidato que pensa que vai ganhar. E houve isso", conta.

O instituto realizou 11 pesquisas de inteção de voto durante as eleições deste ano em Cuiabá, todas divulgadas pelo portal. Delas, uma foi pré-eleitoral, antes da convenção, oito no primeiro turno após definição dos candidatos e duas no segundo turno.

Missias afirma que tanto o Olhar Direto, quanto o instituto já se preparam para as eleições de 2014.

Pesquisa georreferenciada

Um das importantes ferramentas introduzidas pela pesquisa do Instituto Access Brasil na campanha eleitoral deste ano foi o voto georreferenciado.



A metodologia e tecnologia envolvidas facilitou não só a coleta de dados de entrevistadores, mas principalmente a fiscalização e conferência de dados. Além de acelerar o tratamento de resultado captado em campo e geração de relatórios.

Pelo sistema inovador e desenvolvido pelo Access, após feita a coleta e enviado para uma central sob coordenação de uma pessoa, os dados são mostrados já com geração de gráficos.

"O voto georreferenciado permite que o questionário coletado seja conferido de modo digital pela tecnologia da internet, seja em tablet ou computador pessoal", explica Missias. "O questionário da coleta de dados só é finalizado se o entrevistador clicar a posição georreferenciada. Se não,o questionário não será processado".
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