Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

De volta pra casa

Um ano após incêndio, apenas duas famílias retornaram ao Sunset; metade foi embora

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Um ano após incêndio, apenas duas famílias retornaram ao Sunset; metade foi embora
O incêndio que atingiu o edifício Sunset Boulevard, localizado no bairro Araés, em Cuiabá, completa um ano nesta quarta-feira (14). Depois de todo este tempo, só duas famílias retornaram ao prédio, que deve ter todas as obras finalizadas no fim de dezembro deste ano. De acordo com o síndico do local, Naor Franco, metade dos condôminos fizeram um acordo com a Plaenge e se mudaram para outros empreendimentos.


Leia mais:
Moradores do Sunset Boulevard só voltam para casa 14 meses após incêndio
 
“O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já emitiram o alvará e os moradores estão liberados para voltar desde o início do mês. Já temos duas famílias que retornaram aos seus apartamentos e a terceira deve voltar semana que vem. A previsão que foi dada pela construtora é de que até o fim de dezembro de 2015 tudo esteja pronto”, explicou Naor Franco ao Olhar Direto.
 
O síndico ainda relatou que o local encontra-se em obras: “Nós tínhamos um desejo de modernizar e reformar o nosso hall de entrada. Aproveitamos a situação para fazê-lo. Um dos elevadores já está totalmente reformado, porém os outros dois estão sendo utilizados pelo pessoal que está fazendo obras, portanto será um dos últimos itens”.
 
Também foi informado que metade dos moradores resolveram deixar o edifício: “Houve uma abertura de proposta para quem quisesse ir para outro empreendimento da própria construtora. Metade das famílias resolveram ir embora para estes novos apartamentos”, disse Naor.
 
Outro lado
 
A Plaenge informou, através de nota, que todas as datas acordadas estão sendo cumpridas: “Desde o dia 08 de outubro os moradores que finalizaram suas reformas, já podem retornar para os seus apartamentos”, diz trecho da nota. Ainda foi acrescentado que: “Na prática um novo edifício foi construído, com alterações na íntegra de todo o sistema elétrico, instalação de novos dispositivos de segurança, tais como o ‘firestop’, em todos os andares”.
 
Além disto, também estão sendo feitas reformas na área comum do local. A previsão para conclusão desta última etapa é de 31 de dezembro de 2015. “Durante todo esse tempo a Plaenge disponibilizou auxilio moradia e esteve presente em cada novo passo junto dos moradores, sempre bastante transparente. Hoje nossa família já voltou à rotina normal, migramos para o Absolutto, um empreendimento moderno da construtora. O que aconteceu foi uma fatalidade, e agora é bola para frente”, afirmou o bancário Neudo Acosta Brum.
 
O caso
 
O prédio Sunset Boulevard pegou fogo na madrugada do último dia 14 e assustou os moradores do residencial. Diversos homens do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados para atender a ocorrência, no prédio de 23 andares.
 
Várias pessoas ficaram presas nos andares superiores já que a fumaça tóxica tomou conta das escadas de emergência e também dos corredores. Alguns moradores foram resgatados por rapel, entre eles uma criança e um bebê. Outros foram retirados com o auxílio do helicóptero da Polícia Militar.
 
Vale lembrar que o laudo da Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) apontou que o incêndio que atingiu o Sunset Boulevard, no dia 14 de outubro do ano passado, foi acidental e causado por um curto-circuito na prumada elétrica do edifício. O documento apontou falhas da construtora.
 
 "No caso de incêndio em análise, constatou-se que o conduto elétrico da prumada era constituído por mangueira de material de combustível propagante de chama, necessitando, portanto, de obturação (obstrução), na travessia de piso, o que também não existia", diz trecho do laudo. Também ficou evidenciado que: “Após minuciosa inspeção, não se evidenciou qualquer vestígio de presença de buchas e arruelas metálicas nos orifícios de passagens dos cabos elétricos, tanto na parte inferior quanto no superior dos quadros”.
 
Confira a nota na íntegra:
 
A Plaenge informa, que as reformas do Sunset Boulevard, cumprem as datas que foram acordadas com a comissão de moradores. Além disso, todas as vistorias de segurança foram realizadas e a Defesa Civil já liberou o empreendimento para ser habitado. Desde o dia 08 de outubro os moradores que finalizaram suas reformas, já podem retornar para os seus apartamentos.
 
O conceito de retrofit, técnica de arquitetura que moderniza ambientes e espaços, deu o direcionamento para a reforma do empreendimento de 12 anos. Na prática um novo edifício foi construído, com alterações na íntegra de todo o sistema elétrico, instalação de novos dispositivos de segurança, tais como o "firestop", em todos os andares.  Os acabamentos originais foram integralmente renovados, pisos, forros de gesso, cabos elétricos e etc. Os halls social e de serviço dos apartamentos também foram refeitos, inclusive com a troca de todas as portas de acesso aos apartamentos.
 
Além disso, de acordo com a comissão de moradores do Sunset Boulevard, ficou estabelecida uma ampla reforma na área comum do edifício. A fachada será toda pintada, a guarita foi modernizada e revestida em pele de vidro, os muros foram substituídos por painéis em vidro e o ajardinamento renovado. Também estão passando por adequações o salão de festas, a minicidade, o piso das áreas externas, brinquedoteca, fitness e área de administração do condomínio.
 
A previsão para conclusão desta última etapa é de 31 de dezembro de 2015.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet