Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

BOMBA, BOMBA...!!

Dilmar, Oscar e Santos são indicados para CPI do MPE que será instalada na próxima semana

12 Nov 2015 - 12:24

Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco e Laíse Lucatelli

Foto: Maurício Barbant / ALMT

Dilmar, Oscar e Santos são indicados para CPI do MPE que será instalada na próxima semana
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai criar na próxima semana a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério Público do Estado (MPE), para investigar a suspeita de fraude na emissão de R$ 10 milhões em cartas de crédito a membros da instituição. O bloco governista no Poder Legislativo, o chamado blocão, inclusive, já indicou para serem membros os deputados estaduais Dilmar Dal’Bosco (DEM), Oscar Bezerra (PSB) e Wilson Santos (PSDB).


Leia também:
Oscar Bezerra reúne assinaturas necessárias e MT deve ser 2º Estado a investigar o MPE
 
O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), afirmou que a indicação é informal e que somente após receber a assinatura dos 24 parlamentares é que o tema será colocado em pauta. Continua faltando a assinatura do deputado estadual Zeca Viana (PDT), que se encontra em viagem. “Não estamos aqui para guerrear com qualquer instituição ou poder. Criar CPI é uma prerrogativa... Não estamos aqui deflagrando uma guerra institucional da Assembleia com o MPE”, ponderou Maluf, para a reportagem do Olhar Direto,
 
O líder do Bloco Democrático e Social, deputado  Gilmar Fabris (PSD), afirmou que  vai discutir com os colegas a indicação de dois membros. Está praticamente certo que o deputado Doutor Leonardo Albuquerque (PDT), que se colocou à disposição para compor, seja um dos indicados. “Os nomes a serem indicados ainda vão ser decididos pelos interessados. Vamos  debater as indicações”, justificou Fabris.
 
Tanto Maluf quanto o deputado Oscar Bezerra negaram que tenham sido procurados por qualquer membro do Ministério Público com o pedido de que não fosse aberta a CPI. Ele próprio requereu documentos ao MPE.
 
A CPI será aberta com base no Artigo 374 do Regimento Interno, que determina dois terços (16) das assinaturas do Poder Legislativo para abertura de uma quarta CPI, quando três estão em funcionamento.  Guilherme Maluf prevê que será feita a leitura do requerimento, em plenário, na próxima terça-feira (17) ou quarta-feira (18).
 
O Blocão deve ficar com a presidência da CPI, provavelmente Wilson Santos, enquanto o bloco Social e Trabalhista, fica com a relatoria.  
 
Investigado pelo Ministério Público, Gilmar Fabris se colocou como impedido para participar da CPI. O mesmo aconteceu com a deputada Janaina Riva (PSD), que se sente impedida de participar – seu pai, o ex-deputado José Geraldo Riva, é um dos principais alvos do MPE, atualmente um dos principais alvos das operações do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet