Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

livre acesso

Garimpeiros podem ser retirados da BR-174 com emprego de força da tropa de choque

Foto: GCOM-MT

Garimpeiros  podem ser retirados  da BR-174 com emprego de força da tropa de choque
A tropa de choque da Secretaria de Segurança Pública de  Mato Grosso já  encontra-se na região da BR-174, imediações da cidade de Pontes e Lacerda (446 km de Cuiabá), para garantir a desobstrução da via  - que serve como palco de protestos de garimpeiros obrigados a desocupação da Serra do Caldeirão, desde o dia 11 de novembro. Para a polícia, há risco de atos de vandalismo  pela região. 


Leia Mais:
Ameaça de 'quebra-quebra' por garimpeiros mobiliza forças de segurança para desobstruir a BR-174

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), caso não existe acordo quanto a liberação pacífica haverá o emprego de força para garantir  o tráfego de veículos.

O manifesto dos cerca de 200 garimpeiros visa conseguir a legalização da área de extração de ouro de maneira célere. A fim do ‘sonho dourado’ deu-se em cumprimento a determinação judicial.

 A  Justiça reconheceu a ilegalidade da extração de minério do local, já que não existe autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A ordem (por meio de liminar) foi emitida pelo juiz federal Francisco Antônio de Moura Junior, da 1ª Vara da Subseção de Cáceres na data de 16 de outubro. O magistrado considerou necessária a aplicação da medida para "evitar o prolongamento dos danos ambientais, cessar a atividade ilegal perpetrada, e, principalmente, retomar a segurança local e regional". 

Desde o último domingo, 8, mais de 160 policiais  (rodoviários, militares, federais e civis) encontram-se na região para garantir que  a Serra não seja mais ocupada. Há cerca de 60 dias, em plena ‘febre do ouro’, o local chegou a reunir mais de sete mil  pessoas. O acesso a localidade, por medida de segurança, encontram-se bloqueado. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet