Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Solução provisória

Após protestos, ambulantes que foram removidos da Av. Beira Rio são realocados para rua alternativa

Foto: Reprodução/Secom-Cuiabá

Após protestos, ambulantes que foram removidos da Av. Beira Rio são realocados para rua alternativa
Retirados da Avenida Beira Rio por conta das readequações viárias na região, os ambulantes que atuavam em frente a Universidade de Cuiabá (Unic), foram realocados e agora atendem na rua Itália, atrás do campus da instituição. A alternativa visa solucionar de imediato a situação de pelos menos 40 comerciantes que foram retirados dos canteiros centrais e das calçadas aos redores da Unic e Unirondon, devido ao cumprimento da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Eles permanecerão no endereço por tempo indeterminado, até que uma solução efetiva seja encontrada. 


Leia mais:
Sono causou acidente que vitimou idosa; filha perdeu controle do carro e deve responder por homicídio culposo


Recentemente, os comerciantes haviam organizado um protesto para receberem autorização da Prefeitura Municipal e voltar a trabalhar no local. Duciene Venturelli, 49 anos, que possuía uma barraca, chegou a se acorrentar em poste na frente do portão principal da Unic e avisou que só sai quando receber autorização da municipalidade para voltar ao trabalho.

De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Eduardo de Souza, desde o início havia o comprometimento em encontrar uma solução para essa questão, e que o objetivo não é deixar os comerciantes sem trabalho. “Como dito anteriormente, não podemos ignorar a dificuldade no trânsito de veículos e pedestres na região, com a presença inadequada dos vendedores. Além disso, precisamos considerar a Lei n° 5.982, que dispõe sobre o comércio de alimentos em vias e logradouros públicos.”

Assim, para encontrar uma solução para o problema, a gestão e a Associação Cuiabana de Comida de Rua, tem intermediado a procura por um novo local por meio de diálogos com proprietários de imóveis que seriam adequados para os comerciantes, preferencialmente na mesma região. A Secretaria de Comunicação do município (Secom) informou que estão sendo percorridas áreas próximas à avenida a fim de encontrar lugares que possam acomodar os vendedores, dentro da lei.

“É de sua importância que eles sejam devidamente regularizados, paguem aluguel do espaço, adquiram alvará e se adequem às normas da Vigilância Sanitária. Assim que finalizarmos essa busca por um novo espaço, daremos todo o suporte necessário para que os comerciantes iniciem esse procedimento de regularização”, disse Eduardo. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet