Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

POR TRÁS DAS GRADES

Agentes descobrem túnel de 70 metros na Penitenciária Central do Estado

Foto: Nelli Tirelli / Sindspen-MT

Pronto para a fuga, descoberto túnel de 70 metros na Penitenciária Central de Mato Grosso

Pronto para a fuga, descoberto túnel de 70 metros na Penitenciária Central de Mato Grosso

Um  túnel foi descoberto na madrugada desta terça-feira (12), na Penitenciária Central do Estado (PCE), antigo Pascoal Ramos  - a maior de Mato Grosso. A escavação foi 'encontrada' por agentes penitenciários que estavam de plantão e pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

 
“Após o Núcleo de Inteligência nos repassar a informação, resolvemos ficar de campana ao redor da PCE, pois na denúncia dizia que pessoas ajudariam do lado externo da Penitenciária Estadual”, explicou Roberval Barros, diretor da PCE. “Foi então que montamos equipes dentro e fora, para evitar uma fuga em massa do raio, o qual não sabíamos ainda qual era, já que desde domingo quando recebemos a denúncia estávamos trabalhando no sentido de localizar o raio”, observou Roberval Barros.
 
Leia Mais:
Secretário investigará exploração de trabalho de criança agredida a socos em padaria e quer ajuda da Sesp

O diretor da Penitenciária Central ponderou que, depois de aguardarem até ás 4 horas da madrugada, sem ninguém aparecer do lado externo da PCE, eles resolveram invadir um dos raios. “Felizmente escolhemos o raio certo [o raio 4], já que estávamos desconfiados do pessoal de lá. E,  para nossa supressa, após revistarmos o local, encontramos o túnel que já estava com em fase bem avançada”, revelou Roberval. Ele informou ainda que o túnel teria acesso diretamente para a rua, possibilitando dezenas de fugas.
 
No raio 4 da PCE estão alojados cerca de 380 presos e destes, em torno de 15 deles estavam cheios de barro. As suspeitas são de que provavelmente seriam os escavadores, segundo a direção da unidade penal, que com sua equipe, após os fatos, revistaram todo raio e localizaram ainda cerca de 30 celulares.
 
O diretor da PCE determinou a suspensão das visitas do raio 4, nesta quarta-feira (13). “Estarão funcionando nesse raio somente os serviços de emergência, como atendimento à saúde. O restante está suspenso até o conserto do túnel ser concluído”, explicou Barros.
 
Preocupado com os riscos do cotidiano da classe, o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista, enfatizou o trabalho de inteligência da  direção e dos servidores penitenciários da PCE, pelo  êxito no trabalho.  “Mesmo com baixo efetivo, os servidores estão trabalhando e muito na medida do possível, apreendendo visitantes, materiais ilícitos e evitando fugas”, observou ele.

“E não poderíamos deixar de parabenizar o diretor pelo empenho, pois mesmo sem muitas condições, para se fazer essa operação, soube agir corretamente. Ele teve que se acionar os servidores de folga para dar apoio, que mesmo sem receber nem um centavo de hora-extra, se propuseram a ajudar na operação, onde foi localizado o túnel de aproximadamente 70 metros”, afirmou João Batista. “Eles abriram  mão do seu precioso horário de descanso e estão cumprindo sua missão com maestria”, defendeu o presidente do Sindspen-MT.
 
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos se comprometeu, via assessoria, em se manifestar através de nota à imprensa, após receber e-mail da reportagem do Olhar Direto
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet