Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PATRIMÔNIO DE MT

De geladeira à sofás, mutirão retira 8 caminhões de lixo do Rio Paraguai, em Cáceres

14 Nov 2016 - 08:34

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Teoria Verde

Barcos retirando toneladas de lixo

Barcos retirando toneladas de lixo

Cidadãos e movimentos ambientalistas realizaram neste domingo (13) um mutirão de limpeza no Rio Paraguai, que banha a cidade de Cáceres (a 240 km de Cuiabá). A ação ocorre há 28 anos e nesta edição trouxe um dado alarmante: foram coletados mais de 08 caminhões basculantes de material poluente que podem por em risco um dos principais rios do pantanal mato-grossense. A data coincide com a participação do Ministro das Relações Exteriores, José Serra, em cerimônia que marca a disponibilização do Porto Fluvial de Cáceres para a Associação Pró Hidrovia Paraguai - Paraná (APH).


Leia Mais:
Senador articula para votar FEX na quarta-feira; MT tem direito a R$ 391 milhões


A atividade contou com a participação dos voluntários do Teoria Verde, entidade ambientalista que atua na conservação de águas e nascentes do Estado, e ocorreu neste domingo, entre 8h e 17h. 
 
De acordo com o Teoria Verde, o lixo retirado é oriundo principalmente das cidades de Barra do Bugres, Tangará da Serra e de seus assentamentos. “Chamamos novamente a atenção para o lixo que é jogado no chão e com as chuvas segue para nossos rios. Esta atitude está contribuindo para matar aos poucos o Pantanal”, declarou o grupo, em sua página oficial. 
 
Embora coletar 08 caminhões basculantes de lixo, que possuem capacidade de 20 a 30 toneladas, pareça um dado que inspira pessimismo, o grupo enxerga o contrário. “Este é mais um exemplo que a ação de limpeza continuada dá resultado, pois a cada ano é retirado menos lixo do rio, porém ainda está longe de sanarmos o problema”, avalia.  

A atividade contou com o apoio da Rotary Pantanal e do grupo História de Pescador.

A qualidade do Rio Paraguai tornou-se assunto ainda mais importante sobretudo nesta segunda-feira (14), onde será oficializada a disponibilização do Porto Fluvial de Cáceres para a Associação Pró Hidrovia Paraguai – Paraná (APH), o evento ocorrerá às 19h e contará com a presença do Ministro das Relações Exteriores, José Serra. A cerimônia acontece no Auditório Cloves Vettorato, Palácio Paiaguás, em Cuiabá

A disponibilização do Porto Fluvial tem como objetivo a retomada da operação do Porto, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso e a Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat).

Considerado um dos rios de maior destaque para o desenvolvimento comercial de Mato Grosso, a reativação do Porto de Cáceres é essencial para a reintegração comercial do Estado com a América do Sul, pela Hidrovia Paraguai-Paraná, e para fortalecer a logística dos produtos da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que está em construção no município. A hidrovia deve ligar Mato Grosso a outros centros produtores e exportadores, o que além de promover o desenvolvimento econômico, vai gerar novos empregos e investimentos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet