Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

POR RECONHECIMENTO

Eumar Novacki deve assumir Ministério da Agricultura em abril quando Maggi sair para ser candidato

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Dieto

Eumar Novacki deve assumir Ministério da Agricultura em abril quando Maggi sair para ser candidato
Considerado há anos como braço direito do ministro da Agricultura e Pecuária, senador mato-grossense Blairo Maggi (PP), o coronel Eumar Novacki possui ampla possibilidade de substituí-lo, quando se desincompatibilizar do cargo, em abril de 2018. E quem projeta a futura missão de Novacki é o próprio Maggi, por considerá-lo habilitado e, também, por ter o reconhecimento do presidente Michel Temer (PMDB) e da maioria da bancada do PP, no Congresso Nacional.

 
“O cargo pertence ao presidente Temer, a quem cabe nomear. Mas, sem dúvida, ele tem chance de assumir [o MAPA] no ano que vem. É preparado, conhece o funcionamento da pasta e goza do respeito do presidente Temer. E ainda tem bom trânsito com muitos parlamentares do PP”, observou Maggi, após participar de reunião-almoço com o ex-prefeito Mauro Mendes, amigos da imprensa e aliados, em Cuiabá.
 
Leia Mais:
 – Blairo Maggi pede que Taques, Mendes, Jayme e demais aliados iniciem diálogo apenas em 2018

 – Novacki defende sustentabilidade e responsabilidade social do agronegócio brasileiro; país "sofre preconceito" no exterior

Desde que Maggi assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em maio do ano passado, Novacki é o secretário executivo – uma espécie de vice-ministro. Na ausência do titular é ele quem responde pelo MAPA, o que já havia ocorrido pelo menos 11 vezes, até novembro.
 
Blairo Maggi se desincompatibiliza para concorrer à reeleição ou a outro cargo eletivo. “Por enquanto, o projeto é esse mesmo [reeleição]. E a legislação me obriga a sair [até 6 de abril], para poder disputar. Cumpro a lei”, definiu o titular do MAPA.
 


O ministro conversou com jornalistas, em sua residência, no último sábado (9), sobre seu trabalho no Ministério da Agricultura e  desempenho de Novacki, que tem se destacado pelo bom trabalho. Para assumir, ele deve ter seu nome endossado a Michel Temer pelo Partido Progressista.   
 
Coube a Eumar Novacki montar o cerne da equipe de comando do MAPA, a quem Maggi reputa como competente e bem articulada. Ele entende que o secretário executivo tem avançado no atendimento às demandas do Ministério da Agricultura.
 
Coronel da Polícia Militar de Mato Grosso, Novacki cresceu na política durante o governo Blairo Maggi – 2003-2-10. Primeiro, foi ajudante de ordens e, depois, chefe de gabinete do Palácio Paiaguás.
 
No segundo mandato, Eumar Novacki foi secretário-chefe da Casa Civil e secretário de Estado de Comunicação. Em 2011, Blairo Maggi levou-o para sua assessoria, no Senado da República e, desde maio do ano passado, é o ‘número dois’ do Ministério da Agricultura.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet