Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Viajando

Servidor da ALMT não comparece à CPI do Paletó e será alvo de condução coercitiva

07 Fev 2018 - 09:21

Da Redação - Wesley Santiago/Da Reportagem Local - Carlos Gustavo Dorileo

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Servidor da ALMT não comparece à CPI do Paletó e será alvo de condução coercitiva
10h24 - Após o término da sessão, membros da oposição e situação ainda continuaram a troca de farpas.


10h19 - A sessão foi encerrada pelo presidente. 

10h18 - O vereador Renivaldo Nascimento, que é contra a CPI,  bateu boca com os membros da oposição.

10h17 - Vereadores da oposição estão fazendo diversos requerimentos neste momento. Dilemário Alencar pediu cópias de comprovantes de passagem aérea do servidor da ALMT e que a secretária de Adevair Cabral seja chamada para explicar o recebimento do protocolo.

10h10 - Ficou definido que haverá condução coercitiva do servidor da ALMT em outra data. O presidente da CPI disse ainda que iria ver com a Justiça como o processo funcionará e produzirá o oficio com o requerimento.



10h07 - Felipe Wellaton (PV) ainda pediu o afastamento de Adevair Cabral da CPI e votou a favor da condução coercitiva. Adevair rebateu e disse que não estava na Câmara e quem recebeu o documento do servidor da ALMT foi uma funcionária sua.

10h05 - O vereador Mario Nadaf, membro da CPI, pediu para que fosse marcada outra data. Porém, voltou atrás. Todos da oposição estão dizendo que querem a condução coercitiva do servidor. 



10h03 - O presidente da CPI, Marcelo Bussiki, disse ao relator, Adevair Cabral, que ele não tem autorização para receber suas correspondências e que o documento foi endereçado a ele (Bussiki) e não à comissão: "A justificativa de uma viagem já programada não tem nenhum respaldo de passagens, algo já comprado. Poderia ter antecipado sua oitiva ou pedido alteração com documentos comprobatórios. Não reconheço que a justificativa é plausível e submeto à comissão que seja encaminhado um ofício endereçado ao juiz criminal para que se faça um encaminhamento de uma nova data com condução coercitiva, se for o caso”.

09h57 - O relator da CPI, Adevair Cabral, afirmou que recebeu o documento na tarde da última terça-feira (06). "Um assessor do Valdecir entregou um documento em meu gabinete, direcionado ao presidente da CPI. Segundo as informações, não encontraram esta pessoa na casa. Foi dado recebido pela assessora, que tirou uma cópia deste ofício e pedi para que levasse onde eu estava. Tentei contatar o presidente da CPI, mas não o consegui. Porém, enviei através do WhatsApp, tenho tudo postado com horas e data no meu celular. A pessoa que trouxe o documento, levou o protocolo embora”.

09h51 - O vereador Dilemário Alencar afirmou que ficou sabendo da situação por volta das 18h de terça-feira (06). "Estamos até agora indagando se este documento tem validade ou não. A discussão será no sentido de pedir que este cidadão venha de forma coercitiva para prestar depoimento. A praxe é de que os documentos sejam encaminhados no protocolo geral. Foi recebido de forma equivocada. Na minha opinião, não tem validade [o documento]. Esse cidadão provavelmente deverá ser conduzido coercitivamente. Foi um desrespeito com a Casa de Leis".

09h39 - No ofício encaminhado ao relator da CPI, com data de 29 de janeiro deste ano, o servidor da ALMT afirma que tinha uma viagem marcada, antes de ser convocado para prestar depoimento e por conta disto não poderia comparecer nesta quarta-feira. Além disto, ele só estaria disponível para a oitiva a partir do dia 20 de fevereiro.



09h36 - O servidor da ALMT Valdecir Cardoso  enviou um ofício - através de sua secretária - para o relator da CPI, Adevair Cabral (PSDB), dizendo que não poderia comparecer à oitiva desta quarta-feira. Porém, segundo o vereador Dilemário Alencar (Pros), o aviso só foi repassado ao presidente da CPI, Marcelo Bussiki (PSB), na noite de ontem (06), através de um grupo de WhatsApp.

09h21 - O servidor da Assembleia Legislativa Valdecir Cardoso de Almeida será a primeira pessoa ouvida nesta quarta-feira (07), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga suposta quebra de decoro cometida pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PSDB). Valdecir teria sido o responsável por instalar a câmera que flagrou o então deputado estadual recebendo dinheiro e o guardando em sua roupa.

Leia mais:
CPI do Paletó começa a ouvir testemunhas sobre possível quebra de decoro de Emanuel Pinheiro
 
Neste mês, quatro pessoas, incluindo o ex-governador Silval Barbosa, serão ouvidas pelos vereadores. Segundo a delação do ex-chefe de gabinete de Barbosa, Silvio César Correa Araujo, Valdecir – personagem da primeira oitiva – foi o responsável por instalar a câmera que filmou os parlamentares, incluindo Emanuel Pinheiro recebendo dinheiro de propina.
 
Por várias vezes, Emanuel Pinheiro negou que o dinheiro recebido por ele seja de propina. A investigação, que ficou conhecida como ‘CPI do Paletó’, em referência à grande quantidade de dinheiro que o prefeito colocou em sua roupa, foi instaurada no mês de novembro em meio a muita polêmica.
 
Emanuel Pinheiro ainda avalia se irá aceitar o convite dos vereadores para comparecer à CPI, já que não pode ser convocado. O gestor ainda tem batido na tecla de que pretende esclarecer a acusação na justiça.
 
No dia 16 de fevereiro, está marcada a oitiva de Silvio César. Também serão ouvidos o ex-secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta no dia 21 e Silval Barbosa no dia 23. O ex-governador condenado a 13 anos e que cumpre prisão domiciliar revelou em janeiro que foi convocado pelos vereadores e que irá comparecer à Câmara para reafirmar tudo que disse em sua delação premiada.
 
CPI
 
O requerimento foi feito no mês de agosto de 2017 pelo vereador Marcelo Bussiki (PSB), que após conseguir as nove assinaturas necessárias, depois de 70 dias, foi surpreendido com as assinaturas de 12 parlamentares da base aliada do prefeito. Bussiki preside a CPI que tem o tucano Adevair Cabral (PSDB) como relator e Mário Nadaf (PV) como membro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet