Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EMPONDERAMENTO

No dia da Mulher, primeiras-damas concentram esforços na proteção das mulheres vítimas de violência

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

No dia da Mulher, primeiras-damas concentram esforços na proteção das mulheres vítimas de violência
O plantão 24 horas específico para as ocorrências de crimes contra a mulher está prestes a se tornar uma realidade em Cuiabá. A central, que nos próximos dias passará a funcionar no prédio da 2ª Delegacia do Carumbé, é uma das medidas adotadas pela Polícia Judiciária Civil, com anuência da Secretaria de Estado de Segurança Pública, para ampliar o acolhimento de forma ininterrupta às vítimas de violência doméstica. Em mensagens de homenagem ao ‘Dia da Mulher’, celebrado nesta sexta-feira (08), as primeiras-damas do Estado, Virginia Mendes, e de Cuiabá, Marcia Pinheiro, revelaram empenho da administração pública em ampliar o apoio, o atendimento às vítimas e em garantir independência financeira e emocional a essas mulheres.


Leia mais:
Parlamentares de Mato Grosso falam o que pensam do ‘Dia da Mulher’ e do feminismo

“Há pouco mais de dois meses, demos início, com outras importantes parceiras do Conselho Estadual da Mulher, da Defensoria Pública, da OAB, da Polícia Militar, da Polícia Judiciária Civil, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, entre outros órgãos e instituições governamentais, a uma série de tratativas voltadas à proteção e valorização das mulheres. Dentre elas estão a melhoria dos serviços prestados atualmente pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, com a instalação de um núcleo de atendimento psicossocial, garantindo desta forma um melhor acolhimento às vítimas e auxiliando o rompimento do ciclo da violência em que ela está inserida. Também estamos trabalhando para garantir o funcionamento do plantão 24 horas de atendimento aos casos de violência doméstica e familiar”, diz trecho da mensagem da primeira-dama.

A primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, citou o programa ‘Qualifica Cuiabá 300’, que segundo ela teve 80% de suas vagas preenchidas por mulheres. “Quando idealizamos esse projeto, logo pensamos naquelas mulheres que, muitas vezes, se submetem a situações de violência psicológica, física ou sexual, chegando até sofrer feminicídio, pois por circunstâncias da vida não possuem muitas opções e acabam se sujeitando a dependência do marido. É principalmente nelas que pensamos em levar oportunidades para que possam ter a sua renda, a sua oportunidade e assim possuir sua independência”, disse.

"No meu caso, eu sempre busco participar das decisões do Emanuel, em família, seja na política, seja no trabalho, e ele também tem essa consciência da importância de se pensar junto", acrescentou a primeira-dama de Cuiabá.

De acordo com a Polícia Judiciária Civil (PJC), entre outras medidas previstas estão a construção da nova sede da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá e transferências para novos prédios das Delegacias da Mulher de Cáceres e Rondonópolis. Das sete Delegacias da Mulher, as duas cidades são as que ainda apresentam estruturas deficitárias.

As Delegacias da Mulher estão instaladas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Tangará da Serra e Sinop.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet