Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Variedades

Conheça Guayaquil, a cidade que vai sediar a final da Libertadores deste ano

Foto: Divulgação/Barcelona/EQU

Conheça Guayaquil, a cidade que vai sediar a final da Libertadores deste ano
Duelo entre Flamengo e Athletico está marcado para o dia 29 de outubro

 
 
Torcedores do Brasil inteiro estarão ligados na televisão no dia 29 de outubro. Sites de apostas esportivas, que também oferecem o palpite jogo do bicho, mesas de bar, rodas de boteco…Todo mundo vai parar para assistir a mais uma final da Taça Libertadores da América decidida entre dois brasileiros.
 
Em 2020, o Palmeiras venceu o Santos no Maracanã e ficou com a taça. No ano seguinte, o Verdão repetiu a dose e bateu o Flamengo, em Montevidéu. Desta vez, o rubro-negro carioca volta à mais uma final, contra o Athletico, para jogar em Guayaquil, uma das maiores cidades do Equador.
 
Geralmente, os brasileiros conhecem pouco do que os cerca na América do Sul. Países mais próximos de nós, como Argentina e Chile, têm o acesso facilitado. Mas o Equador está mais distante. Assim, a cultura, os costumes, e a história de suas cidades não são conhecidas por grande parte da população brasileira.
 
A cidade onde Flamengo e Athletico vão se enfrentar é considerada, na legislação local, como um "cantão do Equador". Esse nome designa um nível de subdivisão menor do que uma província.  Assim é Santiago de Guayaquil.
 
A cidade, capital da província de Guayas, tem quase 3 milhões de habitantes, segundo dados divulgados pelo governo equatoriano há mais de uma década. O seu principal núcleo urbano, aliás, fica localizado a oeste do rio Guayas.
 
Ainda de acordo com dados do governo local, Guayaquil tem cerca de 345 km² de extensão territorial e está a apenas quatro metros da altura do nível do mar. Essa informação é importante, porque outras cidades do país, como a capital Quito, estão a mais de 2 mil metros acima do nível do mar, o que gera um desgaste físico muito grande nos jogadores. A falta de ar é uma constante nesse tipo de situação.
 
Guayaquil é conhecida por ser uma cidade portuária e por ser o maior centro econômico do Equador. Uma de suas principais atrações é andar pelo Malecón, um calçadão em que é possível caminhar pelo Rio Guayas e, em paralelo, admirar monumentos, comer em bons restaurantes e fazer compras em lojas da região.
 
Outro passeio que pode render boas fotografias e uma aula cultural sobre o país é no monte de Santa Ana. Lá está localizado o Museu Antropológico e de Arte Contemporânea (MAAC), que dispõe de salas de exposições permanentes e temporárias.
 
Vale destacar também a história do estádio onde o jogo será realizado. Após algumas dúvidas e críticas por parte da Conmebol por sua estrutura, o duelo foi confirmado para o campo do Barcelona de Guayaquil, o estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
 
O local, inaugurado em 27 de dezembro de 1987, tem capacidade para 57 mil pessoas e é considerado por ser um "alçapão" para o Barcelona quando a equipe joga em casa.
 
O já local recebeu jogos importantes, como: a final da Copa América de 1993, vencida pela Argentina; a Libertadores de 1998, vencida pelo Vasco; e o Mundial sub-17 de 1995, conquistada por Gana na final contra o Brasil.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet