Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ACIMA DA CAPACIDADE

Indea apontou armazenamento irregular de agrotóxico um mês antes de empresa do agro pegar fogo

Foto: Reprodução / Indea

Indea apontou armazenamento irregular de agrotóxico um mês antes de empresa do agro pegar fogo
Relatório do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA-MT) apontou que a empresa Luft Transportes foi notificada por armazenar agrotóxicos acima da capacidade e em locais inadequados um mês antes do incêndio na empresa. O caso aconteceu no dia 8 de outubro, em Sorriso (420 km de Cuiabá), e terminou com 24 pessoas afetadas por terem inalado a fumaça. Para o procurador do trabalho, Bruno Choairy Cunha de Lima, as irregularidades podem ter sido causadoras do incêndio ou terem agravado a situação. 


Leia mais: 
Batalhão flagra garimpo ilegal, aplica multas de R$ 169 mil e apreende maquinários; veja

O relatório foi apresentado durante audiência pública, promovida pelo Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, no dia 2 de dezembro, na sede do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso. Na ocasião, o procurador Bruno de Lima, afirmou que as irregularidades encontradas na empresa podem ter agravado o incêndio. 

“No mínimo, essas irregularidades agravaram o incidente, porque você queimou substâncias que não deveriam ser queimadas. E com isso, repercutiu na saúde de muitas pessoas”, comentou o procurador. 

O relatório mostra com imagens que um mês antes do incêndio a empresa já armazenava um volume de agrotóxico maior que sua capacidade, fazendo com que parte do material ficasse no pátio da empresa, fora do armazém fechado, como determina a regulamentação. Alguns dos produtos apresentavam ainda poeira, demonstrando que estavam armazenados de forma incorreta há um longo período de tempo. 

Registros dos agrotóxcos armazenados em local irregular. | Foto: Indea

“Destacamos que no mês anterior ao sinistro a empresa LUFT foi fiscalizada em duas oportunidades, sendo constatado o armazenamento irregular de agrotóxicos nas duas fiscalizações e emitidos dois autos de infração em desfavor da empresa, uma pelo armazenamento irregular de agrotóxicos e outra pelo descumprimento da notificação para adequar o armazenamento”, afirmou o Indea no relatório. 

Após o incêndio, técnicos do Instituto visitaram a sede da empresa e registraram o cenário após o incidente. No relatório foi notificado que as chamas chegaram a atingir parciamente uma tenda que continha alguns dos agrotóxicos armazenados pela empresa. 

Na foto do lado direito, é possível ver os recipientes parciamente atingidos pelas chamas. | Foto: Indea

Ainda segundo o Instituto, outras infrações também foram identificadas em 2020 e 2021, incluindo o não funcionamento do chuveiro de emergência, utilizado em casos de incêndio, e também a falta de material de contenção. 

Diante da reincidência, o procurador afirmou que apesar dos trabalhos da Instituição, ainda é insuficiente o número de fiscalizações realizadas, já que entre 2020 e 2022 a empresa foi fiscalizada apenas 11 vezes, chegando em uma média de três fiscalizações por ano. 

“O que verifico no relatório do Indea é que existe uma atuação, mas que talvez não seja a mais eficiente, o ideal seria uma atuação mais incisiva nesse caso diante da reincidência”, finalizou. 

Um Inquérito Civil foi aberto pela Procuradoria de Sinop (479 km de Cuiabá) para apurar as irregularidades apontadas pelo relatório. Até o momento não foram identificadas as causas do incêndio. 

Panorâma em Sorriso 

Ao todo o município possui 68 empresas registradas para fazer a comercialização de agrotóxicos, sendo uma parte delas responsável apenas pelo armazenamento nas suas dependências. O relatório aponta ainda que a maioria delas está localizada em área urbana. Desse número total, nove delas também são prestadoras de serviço no armazenamento de agrotóxicos para terceiros, as outras duas armazenadoras (LUFT e CD LOG) não comercializam agrotóxicos, apenas prestam serviço de armazenamento para terceiros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet