Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

fiscalização ambiental

Sema faz operação "Boas Festas" para coibir pesca ilegal nos últimos dias de 2022

Foto: Reprodução

Sema faz operação
Para coibir a pesca ilegal durante o período da piracema nos últimos dias de 2022, a coordenadoria de fiscalização de fauna da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), está realizando a operação "Boas Festas", que segue até a próxima terça-feira (3). 


Leia também 
Vídeo flagra reação de Emanuel recebendo notícia de intervenção; veja

A ação começou em 19 de dezembro. Na primeira semana, as equipes da Sema abordaram aproximadamente 280 pessoas, 117 veículos e oito embarcações.

As equipes ainda apreenderam nove redes e uma tarrafa que estavam sendo utilizadas para a pesca predatória no rio Cuiabá. A atuação tem o objetivo de prevenir a prática da pesca durante o período em que a prática é proibida, e garantir a permanência dos peixes nos rios para reprodução.

O defeso da piracema segue até 2 de fevereiro de 2023. O coordenador de Fiscalização de Fauna, Alan Assis Silveira, destaca que as equipes continuam em campo com as atividades repressivas e atendimento das denúncias, seja em dias úteis, feriados ou datas comemorativas.

"As equipes estão atuando tanto na semana do natal, quanto na virada do ano, para patrulhamento terrestre e embarcado, realizando também barreiras móveis, fiscalização em estabelecimentos comerciais para conferir o estoque de pescado declarado, e também no atendimento a denúncias", explica.

Na primeira semana, quatro estabelecimentos de pescado e isca viva foram fiscalizados. Desde o início do período da piracema, a Sema-MT já fiscalizou mais de 80% dos estabelecimentos, somando mais de 40 mil kg de pescado.

Com a comprovação de que os peixes foram pescados fora do período proibitivo, o empreendimento pode continuar comercializando o pescado. Foram apreendidos 47,6 kg de pescado e um veículo, após o condutor tentar fugir da fiscalização e abandonar o veículo.

Os bens apreendidos foram conduzidos para a Delegacia Especializada do Meio Ambiente para providências. O suspeito foi identificado e multado no valor de R$ 15.952.

Denúncias

Quem se deparar com algum crime ambiental deve denunciar por meio dos telefones 0800 065 3838, WhatsApp (65) 99321-9997 ou comparecendo em uma das nove diretorias regionais ou sede da Sema em Cuiabá. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet