Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

rede pública de ensino

Secretária de Educação faz balanço das ações implantadas para garantir segurança nas escolas

Foto: Reprodução

Secretária de Educação faz balanço das ações implantadas para garantir segurança nas escolas
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um balanço, nesta quarta-feira (10), sobre as medidas de segurança adotadas na rede pública municipal de ensino, em cumprimento ao Decreto 9.605/2023. Edilene Machado disse que as ações visando a segurança começaram a ser adotadas na rede pública municipal de ensino, atendendo  a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, a partir de 2019 com a adoção de várias medidas, entre elas a instalação de câmeras de vigilância eletrônica nas primeiras 50 unidades.


Leia mais 
Projeto de extensão da UFMT, EduCursinho abre inscrições para vagas remanescentes

No último mês de abril, 40 unidades receberam o sistema e, a partir do dia 9 de maio, a Secretária de Educação assinou ordem de serviço para instalação em mais 40. "Até a primeira quinzena do mês de junho, 100 % das unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá terão câmeras de vigilância eletrônica implantadas", destacou a secretária Municipal de Educação. 

Em relação às medidas preventivas implementadas  estão a recepção e entrega dos estudantes no portão de entrada, em horários pré definidos; atendimento de pais ou responsáveis com agendamento prévio; informação às autoridades policiais competentes, sobre as ocorrências suspeitas e o registro de Boletim de Ocorrência. O município também intensificou as rondas do Programa Anjos da Guarda nas imediações das unidades.

Sobre a atuação dos vigilantes, a secretária Municipal de Educação disse que é mais um olhar de cuidado em relação à comunidade escolar. "Os vigilantes vêm somar à equipe gestora durante o período de aulas, trazendo mais esse olhar atento em relação ao fluxo de pessoas e à rotina escolar, proporcionando uma maior segurança para estudantes, profissionais e pais", ressaltou Edilene Machado.  

Para atuarem nesse momento excepcional, os Técnicos em Manutenção e Infraestrutura, que desempenham a função de Vigilantes, receberam capacitação no mês de abril. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública, com orientações do secretário Municipal de Ordem Pública, Leovaldo Emanoel Sales da Silva e do secretário adjunto de Segurança Pública de Cuiabá, Rachid Mohamed Hassoun. "O encontro foi extremamente importante para esclarecer as medidas definidas no Decreto Municipal, e orientar a atuação de monitoramento dos profissionais vigilantes dentro das unidades. A prioridade da gestão  é fazer com que o espaço escolar seja um ambiente adequado para as vivências e aprendizagens", salientou a secretária.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet