Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Esportes

ESTRATÉGIA DA PERMANÊNCIA

'Ataques ganham jogos, mas defesas ganham campeonatos', diz Antônio Oliveira ao reassumir o Cuiabá

Foto: AssCom Dourado

'Ataques ganham jogos, mas defesas ganham campeonatos', diz Antônio Oliveira ao reassumir o Cuiabá
“Os ataques ganham jogos, mas as defesas ganham campeonatos”. A frase foi dita ao Olhar Direto por Antônio Oliveira, técnico português que reassumiu o comando do Cuiabá após a saída de seu conterrâneo, Ivo Vieira. Ao contrário de Ivo, que chegou no plantel com uma filosofia ofensiva, em que organizava o elenco para tentar arrematar os jogos nos primeiros minutos, Oliveira já deixou claro que o Dourado deverá primeiro "saber defender bem" para cumprir o objetivo da permanência.


Leia mais
De volta ao comando do Cuiabá, Antônio Oliveira projeta adaptação ao elenco e relembra objetivo da permanência

 Em 2022, Oliveira comandou o time em 28 jogos, sofrendo 28 gols. O resultado deixou o Dourado na elite após terminar o campeonato em décimo sexto, com quarenta e um pontos. Embora tenha ficado na primeira divisão, um problema acompanhou o clube durante toda a campanha: a dificuldade de converter o volume ofensivo em gols.

No total, o time marcou 31 vezes, porém, sofreu 42, terminando o campeonato com um saldo negativo de onze gols. Houve duelos em que o Dourado finalizou mais de vinte vezes, sem conseguir o objetivo principal.

Na reta inicial da atual temporada, sob o comando de Ivo Vieira, o clube disputou seis partidas e somou apenas quatro pontos, sendo derrotado para o Palmeiras, Galo, Flu e Grêmio. Venceu apenas o América-MG, e empatou com o Bagantino.

Para se ter uma ideia, contra o Massa Bruta foram 14 chutes e apenas um tento. Na derrota para o tricolor gaúcho, foram quinze finalizações, contra novamente apenas um gol. Na derrota para o Fluminense, o time de Ivo chegou a chutar mais vezes, mas esbarrou na falta de eficiência para arrematar.

Até então, foram feitos apenas cinco gols e sofridos 12, mostrando que o esquema ofensivo de Ivo não funcionou como deveria. Corrobora-se a isso o fato de que os principais atacantes do elenco vivem jejum e ainda não marcaram no brasileiro.

Isidro Pitta, artilheiro do time no estadual, está a mais de dez partidas sem marcar e ainda não balançou as redes até aqui. A última vez que ele arrematou um tento foi em fevereiro, contra o Nova Mutum, pelo Estadual. Deyverson, Jonathan Cafu, Welligton Silva e Iury Castillo também não pontuaram.

Logo após a goleada de 4 a 0 sofrida para o Galo, na rodada 5, Ivo não resistiu ao fraco início de Brasileirão e foi demitido. A diretoria, então, buscou Oliveira para reassumir o elenco, novamente com o mesmo objetivo: permanecer na elite do futebol nacional.

Questionado pelo Olhar Direto se mudaria o atual esquema ofensivo que joga com um trio no setor, ou se buscaria outros jogadores para suprir a carência de gols, Oliveira foi taxativo ao assegurar que sua estratégia será defensiva.

“Acho que acima de tudo uma equipe como o Cuiabá tem que primeiro saber defender bem. Esse primeiro ponto foi onde ela sustentou muito, como minha forma de pensar e jogar, aquilo que foi sua organização defensiva. Portanto, basicamente tive aqui 28 jogos e sofremos 28 gols, um gol por jogo para uma equipe que luta para não cair”, afirmou.

Ele relembrou que principal objetivo do time é a permanência e, nessa perspectiva, assegurou que o trabalho tático a ser inserido é o defensivo para poder confortar o ataque.

“Portanto, vamos dar conforto ao ataque e, dar conforto ao ataque, é primeiro nos defendermos bem para não sofrermos gols, pois com a qualidade que nós temos vamos acabar por marcar e ganhar consistência defensiva porque os ataques ganham jogos, mas defesas ganham campeonatos”.
 
Retornando ao comando do plantel após seis meses em outros compromissos, o português fará sua primeira prova na segunda-feira (22), quando encara o Cruzeiro pela rodada 6 do Brasileirão.

Vindo de momento complicado, com duas derrotas seguidas, o Dourado vai em busca de pontuar para deixar o rebaixamento, atualmente na 18ª posição. Pelo retrospecto, o time de Oliveira leva o favoritismo contra a Raposa.

Isso levando em conta as duas únicas vezes que se enfrentaram na história, ambas pela série B do Brasileiro, em 2020. No primeiro encontro, em março daquela temporada, o Cuiabá venceu por 1 a 0. Depois, pela rodada 32, já em dezembro, um empate sem gols.

O Cruzeiro, por sua vez, vem de um empate contra o Grêmio e uma goleada sobre o América-MG. Atualmente, está estacionado em quarto lugar, com seis pontos. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet