Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PROCESSO DISCIPLINAR

Conselho de Ética rejeita representação contra Jayme por empurrão em eleitor durante inauguração

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Conselho de Ética rejeita representação contra Jayme por empurrão em eleitor durante inauguração
O Conselho de Ética do Senado decidiu nesta quarta-feira (14) rejeitar representação contra o senador Jayme Campos (União), presidente do colegiado. A decisão foi lida pelo membro Otto Alencar (PSD), que substituiu o mato-grossense durante a análise do pedido apresentado pelo Pros em 2020.


Leia também
Vereadora cita caso Cattani para desarquivar inquérito contra colega indiciado por violência política contra mulher


Na representação, o partido pediu a abertura do processo disciplinar por suposta agressão a um cidadão que estaria tentando gravar uma entrevista com a então prefeita de Várzea Grande (MT), Lucimar Campos, esposa do senador, durante a campanha municipal.

Ao analisar o pedido, Otto afirmou que o requerimento não atendeu os requisitos para a abertura do procedimento. Com a recusa, o colegiado abriu prazo de dois dias úteis para recurso antes do arquivamento definitivo.

 

​A situação que motivou a representação ocorreu durante a inauguração de uma praça, após o rapaz se aproximar de Lucimar para perguntar sobre a falta de água no município. “Respeita minha mulher, seu porcaria!”, disse Jayme. Em vídeo, é possível ver que antes de tentar falar com a prefeita, o homem, chamado Marcelo Rezende, também havia conversado com o senador, e que ele estava filmando tudo.

Na live, Marcelo primeiro chega para falar com o senador, e pergunta: “Senador, como o senhor vem inaugurar a praça e o povo sem água? Como o senhor se sente?”. A resposta é: “O senhor tem que falar com o presidente do DAE”. Alguns momentos depois, Jayme pergunta porque o rapaz não vai questionar a prefeita, e ele responde: “Eu perguntar pra ela e perguntar pro senhor é a mesma coisa. Aqui o senhor é quem fala”. No entanto, quando ele se dirige para Lucimar, recebe o empurrão de Jayme.

 

Outros casos

Na mesma reunião, o conselho decidiu dar prosseguimento a representações contra os senadores Chico Rodrigues (PSB-RR), Jorge Kajuru (PSB-GO), Cid Gomes (PDT-CE), Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Durante o encontro, Jayme chegou a dizer que uma representação contra Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teria a relatoria sorteada. O senador Magno Malta (PL-ES), inclusive, foi definido para o posto, mas por ser do mesmo partido de Flávio, foi feito um novo sorteio, e Zenaide Maia (PSD-RN) foi escolhida. A representação, no entanto, não era relacionada diretamente ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sim a Jorge Kajuru. Flávio é citado como autor da ação, após denunciar a ação do companheiro de Senado por divulgar em 2021 uma gravação feita de forma clandestina com o então presidente Jair Bolsonaro onde eles falavam sobre a decisão do STF que permitiu a instalação da CPI Covid-19.

Flávio era alvo de outra representação, apresentada por PT, PSOL e Rede ainda em 2020, cuja discussão foi adiada. As legendas apontam uma "ligação forte e longeva (do senador) com as milícias no Rio de Janeiro" e citam investigações envolvendo a prática de "rachadinha", quando ele era deputado estadual pelo Rio de Janeiro. Como não foi arquivada, a representação ainda pode ser analisada durante outra sessão do conselho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet