Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política BR

APROVADO NA CÂMARA

Projeto que prevê prisão a quem discriminar políticos recebe voto contrário de cinco deputados de MT

Foto: Assessoria/Montagem

Projeto que prevê prisão a quem discriminar políticos recebe voto contrário de cinco deputados de MT
Cinco dos oito deputados federais de Mato Grosso votaram contra projeto que propõe criminalizar a discriminação de pessoas “politicamente expostas”, como políticos, ministros do Poder Judiciário e detentores de cargos comissionados. O texto foi aprovado com 252 votos a favor e 163 contrários.


Leia também
Deputados se reúnem com juíza para intermediar pagamento de R$ 48 milhões a ex-funcionários da Santa Casa


Os votos pela reprovação vieram dos deputados do PL - Abílio Júnior, Amália Barros e Coronel Fernanda – e do União Brasil – Fábio Garcia e Coronel Assis. Já os parlamentares do MDB – Emanuelzinho e Flavinha – votaram sim; José Medeiros (PL) estava ausente.

De autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, e relatada pelo deputado Cláudio Cajado (PP-BA), a proposta tramitou em regime de urgência e fixa penas para crimes resultantes da “discriminação” contra pessoas em razão de sua condição de “politicamente exposta”.

Além de prever punições para discriminação de pessoa que esteja respondendo a investigação preliminar, termo circunstanciado, inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa; assim como de pessoa que figure na posição de parte ré de processo judicial da qual ainda caiba recursos.

"O preconceito, que se origina da prévia criação de conclusões negativas e intolerâncias injustificáveis quanto a certo conjunto de indivíduos, possui significativo potencial lesivo, na medida em que tem o condão de acarretar, em última análise, a violação de direitos humanos", justificou o relator.

A proposta estabelece, por exemplo, pena de 2 a 4 anos de prisão e multa para quem colocar obstáculo para a promoção funcional a pessoas politicamente expostas, investigadas ou rés em processos que cabem recursos; ou negar a celebração ou a manutenção de contrato de abertura de conta corrente, concessão de crédito ou de outro serviço a alguém desses grupos.

Veja como votaram os deputados de Mato Grosso:

NÃO
Abílio Júnior (PL)
Amália Barros (PL)
Coronel Fernanda (PL)
Coronel Assis (União)
Fábio Garcia (União)
 
SIM
Emanuelzinho (MDB)
Flavinha (MDB)
 
AUSENTE
José Medeiros (PL)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet