Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ANÁLISE DO SUPREMO

'Relevante é o termo de cooperação que está sendo construído', diz Helder sobre disputa por terras entre MT e PA

18 Jun 2023 - 07:47

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

'Relevante é o termo de cooperação que está sendo construído', diz Helder sobre disputa por terras entre MT e PA
Em solo cuiabano para conduzir o 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, no Palácio Alencastro, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), evitou polemizar sobre a disputa no Supremo Tribunal Federal (STF), em que Mato Grosso tenta reaver uma área de 2,4 milhões de hectares hoje pertencente ao estado do Norte. De acordo com o paraense, fora o imbróglio jurídico, o que importa é o termo de cooperação técnica que está sendo construído para atender a população que vive na região.


Leia também
Mauro nega constrangimento com Barbalho por disputa de terras na divisa com o Pará


“Este é um assunto já deliberado pelo Supremo Tribunal Federal, a partir de um questionamento de domínio territorial na fronteira entre os dois estados. Claro, há um pedido de revisão por parte do Mato Grosso e as áreas jurídicas de ambos os estados estarão discutindo e respondendo aos questionamentos que estarão sendo apresentados no âmbito da Corte Suprema Brasileira”, afirmou, em conversa com a imprensa, nesta sexta-feira (16), durante o encontro dos governadores da Amazônia.

“Neste momento, o que entendo ser relevante é o termo de cooperação que está sendo construído entre o Pará e Mato Grosso para que possamos assegurar presença de Estado nesta região, evitando um vácuo institucional que consequentemente traga prejuízos para a comunidade local. E para isto, dialogam ambos os Estados na construção de políticas públicas que permitam a efetividade de ações nesta região do Brasil”, completou.

De acordo com o Paiaguás, a região que era Mato Grosso e agora é Pará, não tem ligação terrestre nenhuma com o Pará. O que também se aplica às compras de insumos e vendas da produção.

A ação

A disputa judicial entre os estados pelo ponto conhecido como “Salto das Setes Quedas” dura mais de 20 anos. Em 2020, o ministro Marco Aurélio Mello negou a Mato Grosso a faixa de terra, por isso, em maio deste ano, o Paiaguás propôs a ação rescisória, pedindo que tal decisão seja suspensa e que o ministro Roberto Barroso determine a “suspensão da regularização sobre as terras controvertidas”.

Segundo o Governo de Mato Grosso, a medida é necessária para que a gestão possa continuar a prestar serviços públicos na região, “os quais vêm sendo prestados de longa data”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet