Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

APÓS VITÓRIA NO TCU

Mauro tenta agenda com Lula para convencê-lo sobre estadualização de Parque de Chapada dos Guimarães

05 Jul 2023 - 16:24

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Max Aguiar/OD

Governador Mauro Mendes e presidente da MT PAR, Werner Santos, lideram comitiva de Mato Grosso no TCU

Governador Mauro Mendes e presidente da MT PAR, Werner Santos, lideram comitiva de Mato Grosso no TCU

Apesar da vitória e da possibilidade de reapresentar proposta no edital de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o governador Mauro Mendes (União) deve insistir com o governo federal para que a unidade de preservação seja estadualizada. Para isso, o gestor tenta uma agenda com o presidente Lula (PT).


Leia também
TCU determina correção do edital do Parque de Chapada dos Guimarães e MT Par volta a disputar a concessão


A informação é do diretor-presidente da MT-PAR, Wener Kesley dos Santos, que, ao lado de Mauro, acompanhou nesta quarta-feira (5) a sessão de julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU), que anulou o resultado da concessão vencida pela Parques Fundos de Investimento de Participação e Infraestrutura e determinou a correção e republicação do edital.

“Estou mais aliviado. Justiça foi feita com Mato Grosso. O estado terá oportunidade de concorrer de igual para igual. Vamos pegar toda a documentação, os pontos atacados pelo TCU, enquanto isso, o governador Mauro Mendes tenta uma audiência com o presidente Lula, para tentar fazer com que o parque venha para Mato Grosso. Sair um pouco da burocracia”, disse, ao Olhar Direto.

Em março, após encontro com Lula em Rondonópolis (212 Km de Cuiabá), Mauro enviou ofício ao presidente pedindo a transferência da gestão do parque ao Governo de Mato Grosso.

Uma das principais justificativas foi o "preço exorbitante" que a concessionária terá o direito de cobrar para acesso ao parque, que pode chegar a R$ 100 por pessoa.

No documento, Mauro relatou que o mesmo pedido tem sido feito há anos ao Governo Federal, na gestão anterior, mas foi negado sob a sinalização de que haveria uma concessão do parque à iniciativa privada.

Conforme o governo, a cessão de bens entre entes públicos é um procedimento amplamente praticado e lastreado em normas legais, sendo que o Governo de Mato Grosso já possui R$ 200 milhões para executar todos os investimentos previstos em três anos".

Entre os investimentos previstos na hipótese de conseguir a autorização para gerir o parque, estão ações para potencializar o Complexo Véu de Noiva, com a construção de estrutura com escadas, elevador, e passarelas para conferir a cachoeira de perto. 

Já o Complexo do Portão de Inferno contará com mais de 1 mil m² de área construída, contendo lanchonete, estacionamento, praça e área de contemplação, além de uma passarela de vidro suspensa sobre um penhasco com mais de 70 metros de altura.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet