Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

USO OBRIGATÓRIO

Secretário diz que alunos já foram barrados por não estarem uniformizados, mas cita período de adaptação

04 Mar 2024 - 11:41

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Michel Alvim/Secom-MT

Secretário diz que alunos já foram barrados por não estarem uniformizados, mas cita período de adaptação
O secretário estadual de Educação, Allan Porto, afirmou que alguns alunos já foram barrados nas portas das escolas por não estarem uniformizados, conforme determinação de portaria publicada na semana passada, após kit distribuído gratuitamente aos estudantes ser encontrado em lixeira na região do bairro Bela Vista, em Cuiabá.


Leia também
Moretti afirma que problemas de VG começaram quando ‘Seo Fiote’ foi eleito prefeito há 72 anos


O secretário ressaltou que ainda é preciso um período de adaptação, mas que nas unidades onde os kits já foram distribuídos, poucos alunos foram pegos sem algum item do uniforme completo (camiseta, short/calça, tênis e agasalho).

“Semana passada teve estudante que não entrou, pois estava sem uniforme. Algumas escolas não receberam os uniformes, então não haverá essa cobrança. O prazo de entrega, que começou início de fevereiro, vai até 15 de março, por conta da logística. Tem escola do campo, quilombola, indígena”, afirmou, em conversa com a imprensa nesta segunda-feira (4).

“Nossa Diretoria Regional de Educação tem acompanhado com as escolas. São casos muito pontuais. Em Cuiabá e Várzea Grande são mais de 100 escolas e em praticamente todas elas os alunos estão utilizando o uniforme completo. Alguns deixam de usar alguma peça, mas os diretores estão acompanhando e cobrando, chamando os pais. Esse processo de conscientização é muito importante, pois a questão do uniforme é questão da igualdade, da identidade do aluno, dignidade”, acrescentou.

Sobre a identificação do aluno que teria jogado o kit de uniforme no lixo, Porto ressaltou que uma comissão já foi montada para ir até a Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana.

“Na quinta-feira eu publiquei um IPS, que é uma investigação preliminar sumária, e será montada uma comissão que irá até a escola ouvir o diretor, direção pedagógica, estudantes e pais, para saber exatamente o que aconteceu aquele dia, além de identificar os estudantes e conversar com os pais”, pontuou.

Além da portaria, publicada no dia 29 de fevereiro, o governador Mauro Mendes (União) encaminhou para a Assembleia Legislativa (ALMT), projeto de lei que torna obrigatório o uso do uniforme completo na rede estadual de ensino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet