Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

TRANSPORTE ZERO

Botelho espera conciliação entre pescadores e Estado durante audiência em Brasília: 'pode sair um acordo melhor'

04 Mar 2024 - 12:11

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Tchélo Figueiredo

Botelho espera conciliação entre pescadores e Estado durante audiência em Brasília: 'pode sair um acordo melhor'
O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), vai acompanhar o governador Mauro Mendes (União), na terça-feira (5), em uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar fechar acordo em relação à lei que proíbe o transporte e comercialização de peixes pescados em rios de Mato Grosso, durante cinco anos.


Leia também
Estado pede nova data para audiência de conciliação no STF sobre o Transporte Zero


Na oportunidade, o governo vai apresentar ao ministro André Mendonça, relator do processo que questiona a legislação, projeto que foi aprovado pela Assembleia Legislativa na última semana, que libera a pesca de 100 espécies de peixes nos rios e proíbe de 12, sendo elas: cachara, caparari, dourado, jaú, matrinxã, pintado/surubim, piraíba, piraputanga, pirara, pirarucu, trairão e tucunaré.

Para o deputado, a esperança é que haja um acordo entre o governo e os pescadores, colocando fim nessa história.

“A expectativa é que haja um acordo. Nós estamos indo [para Brasília] muito animados, porque de lá vai sair um acordo, então é essa a minha esperança. Nós já evoluímos bastante, já conseguimos muitas melhorias na lei, conseguimos evoluir na questão das espécies, agora, nós queremos ampliar mais essa espécie. Estamos defendendo junto com o deputado Wilson [Santos] as propostas e vamos ver amanhã, pode sair um acordo melhor”, disse.

Além da liberação da pesca de 100 espécies, Botelho lembra que a proposta do governo também soluciona outro ponto de protesto dos pescadores: a aposentadoria.

“Não poderia ser pago do jeito que estava, seria prejudicado. Com essa colocação, essa mudança passou a ser de auxílio indenizatório, então possibilitou que eles fiquem liberados para não ter prejuízo na previdência”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet