Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MEDIDA JUDICIAL

Mauro diz que Sesp realiza estudo para presídio interditado em VG e reforça investimentos no sistema penitenciário

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro diz que Sesp realiza estudo para presídio interditado em VG e reforça investimentos no sistema penitenciário
O governador Mauro Mendes (União) declarou que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realiza estudos para decidir o que será feito com o Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, localizado no Capão Grande, em Várzea Grande, que foi interditado parcialmente nesta semana. O gestor comentou sobre a questão em coletiva com a imprensa no Palácio Paiaguás após o lançamento da nova obra para a MT-251, no trecho do Portão do Inferno. 


Leia também
Secretário afirma que detentos do PCC que estavam no Capão serão transferidos para espaço em frente à PCE

Relatos de tortura, superlotação, calor excessivo, e precariedade das celas, bem como a infestação de escorpiões e ambientes danificados pela ação do mofo e sujeira foram as razões que levaram o juiz Geraldo Fideliz, da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, a determinar a interdição parcial do Centro de Ressocialização de Várzea Grande, conhecido como Capão Grande, em decisão proferida na última sexta-feira (22).

Diante do cenário, Mauro foi questionado pela imprensa sobre quais seriam as próximas medidas envolvendo o presídio, se seria totalmente fechado ou desmontado, como aconteceu com o Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo Presídio do Carumbé, fechado em janeiro deste ano. 

“A secretaria ficou de me apresentar um estudo, nós estamos fazendo fortes investimentos, e nós recebemos já elogios do corregedor do CNJ, que publicamente perante a imprensa diz que Mato Grosso tem o melhor sistema penitenciário. Ele pode ser o melhor, mas está longe de ser o perfeito”, disse Mendes, inicialmente, sobre reformas nos presídios em Mato Grosso.

"O que nós estamos fazendo é robustos os investimentos, a partir da compreensão que nós temos que ter ali um local para aplicar corretamente a pena. Transformar aquilo num centro de punição, que a pena é para punir, por isso que chama pena, e de ressocialização, e não um centro de requalificação como é hoje a maioria dos presídios no país”, completou. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet