Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Maraiwatsede

Advogado contesta Funai e diz que perita sequer foi à área em questão ; veja vídeo

Foto: Olhar Direto

Advogado contesta Funai e diz que perita sequer foi à área em questão ; veja vídeo
O advogado Luiz Alfredo Ferezim de Abreu, que defende a Associação dos Produtores da Suiá Missú, argumenta que a perita responsável pelo laudo usado na demarcação da reserva indígena de Maraiwatsede sequer foi à área em questão.


“A perita, doutora Inês Rosa Bueno, confessa nos autos que sequer foi à área. Se baseou pura e simplesmente em documentos fornecidos pela [Fundação Nacional do Índio ] Funai”, afirmou Ferezim em entrevista ao Olhar Direto.

“A Funai deslocou as áreas das verdadeiras antigas aldeias xavantes para o local do litígio porque foi criada uma comissão para levantar onde existia os cemitérios, as aldeias. E quando levantou as cadeias para se fazer a demarcação, as áreas tinham sido desapropriadas para fim de reforma agrária”, argumenta.

“Os caciques vieram aos autos e trouxeram o mapa cartográfico que prova de maneira indubitável a fraude da Funai. O mapa cartográfico é elaborado pela própria Funai e é uma prova de que houve um deslocamento por conveniência da autarquia e do Incra nesse processo.

A BR-158 está bloqueada em protesto pelo impasse desde a noite de sábado. Descontentes com decisão judicial que determina a desintrusão imediata, os posseiros decidiram radicalizar e também fecharam outras rodovias federais (080 e 242).

Confira abaixo o vídeo feito com exclusividade pelo Olhar Direto.



Atualizada

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Vídeo Relacionado

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet