Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

Tendência

Agropecuária puxa saldo positivo de contratações com carteira assinada

Agropecuária puxa saldo positivo de contratações com carteira assinada
O setor da agropecuária foi o que mais contratou trabalhadores com carteira de trabalho assinada em Mato Grosso, conforme balanço semestral divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta semana.


Período de colheita gera emprego em lavouras de algodão de MT

Greve no IBGE impede divulgação da taxa média de desemprego

Das 36.851 vagas geradas com carteira assinada, de janeiro a junho de 2012, 26% foram ofertadas pela agropecuária, que no acumulado do ano soma saldo de 9.600. Em seguida está a construção civil, responsável por 24%, ou 8.838 novas vagas e, em terceiro, a indústria de transformação, com participação de 23% no saldo do semestre, ao contabilizar 8.441 vagas.

O saldo é a diferença entre as contrações e as demissões contabilizadas no período. Neste semestre, Mato Grosso contratou 242.002 trabalhadores, mas demitiu 205.151, havendo saldo de 36.851 vagas que de fato foram criadas.

No comparativo com o mesmo período do ano passado, Mato Grosso encerrou o primeiro semestre deste ano com um número histórico na criação de novas vagas de trabalho com carteira assinada, volume 1,08% acima do recorde registrado nos seis primeiros meses do ano passado, quando foram ofertados 36.454 postos. O Estado também está na contramão da média nacional, que apresentou queda de 26% nas contratações.

Como explica o gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, a sazonalidade da agropecuária reflete a importância que a segunda safra vem ganhando no Estado, de uns cinco anos para cá. "Quanto mais a segunda safra se consolida, mais haverá novas oportunidades de emprego, emprego formal no campo", destaca.

"A segunda safra de milho teve um avanço de área de 43% em Mato Grosso e isso fez toda a diferença porque requer mais pessoas, seja dentro das lavouras ou de suporte em outras atividades da fazenda". A segunda safra no Estado é protagonizada pelo milho e pelo algodão, este último manteve estável a área plantada, mas também demanda mão-de-obra.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet