Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

mensalão

Barbosa acusa os diretores do Banco Rural de participar do "valerioduto"

Barbosa acusa os diretores do Banco Rural de participar do
O ministro relator do Mensalão Joaquim Barbosa concluiu nesta segunda-feira (3.9) a apresentação de seu voto e acusou os ex-diretores do Banco Rural José Roberto Salgado, Kátia Rabelo, Ayanna Tenório e Vinícius Samarane pelos crime de gestão fraudulenta em instituição financeira. A leitura do voto de Barbosa começou na quinta-feira (30.8) e teve continuidade hoje. O Olhar Jurídico acompanha em tempo real direto do Supremo Tribunal Federal (STF).


De acordo com a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR), os antigos dirigentes do banco mineiro teriam simulado empréstimos paras abastecer o suposto esquema operado por Marcos Valério para alimentar o mensalão, apelidado de 'Valerioduto'.

Mensalão e CPI do Cachoeira movimentam semana da pátria em Brasília
Ex-advogado do PT, Tóffoli se nega falar do Mensalão em Mato Grosso

O relator do processo faz uma minuciosa análise da cronologia de fatos arrolados ao processo envolvendo a participação dos acusados. Os quatro dirigentes do Banco Rural também são réus em crime que tramita na quarta vara federal de Minas Gerais por gestão fraudulenta em instituição financeira.

Para os integrantes do Ministério Público, o Banco Rural teria repassado R$ 32 milhões para financiar o pagamento de propinas a parlamentares da base aliada em troca de apoio na aprovação de projetos de interesse do governo do ex-presidente Lula (2003-2010).

Gurgel diz que condenações do mensalão derrubam tese de que acusação era delírio
Advogado de Henry afirma que esperava mais legalismo do Supremo

Para o relator, a quadrilha dependia da posição estratégica de ambos os diretores e conclui que José Roberto Salgado, Kátia Rabelo, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório atuaram como quadrilha para maquiar operações fraudulentas e simulações de empréstimos, desconsiderando garantias financeiras dos tomadores do empréstimo e omissão diante de análise de riscos. O próximo ministro a votar é o revisor do processo, Ricardo Lewandowski.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet