Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CPI Cachoeira: Pedro Taques cobra celeridade na apreciação dos requerimentos

O senador Pedro Taques (PDT-MT) cobrou da presidência e relatoria da CPI do Caso Cachoeira o cumprimento do princípio da colegialidade e a criação de sub-relatorias para acelerar a apreciação dos requerimentos apresentados. A reunião desta terça-feira (07.08) foi convocada para ouvir a mulher de Carlos Cachoeira, Andressa Mendonça, e o policial federal aposentado Joaquim Gomes Thomé Neto, apontado como um dos "arapongas” do grupo de Cachoeira.


"Relator não é dono da CPI. Respeito o trabalho do presidente e do relator, no entanto, precisamos aprovar requerimentos importantes. Devido ao grande volume de informações, precisamos criar sub-relatorias para a apreciação de todas as informações”, afirmou Pedro Taques.

Utilizados quase 50% do prazo que a Comissão tem para concluir seus trabalhos, o senador Pedro Taques pontuou que requerimentos importantes ainda não foram apreciados.

Entre eles, cita o documento que protocolou na CPI com pedido de informações ao Senado dos Estados Unidos sobre uma investigação de esquemas de lavagem de dinheiro com contas no banco HSBC. Estariam neste banco as contas com maior movimentação de pagamentos da Delta para outras empresas já apontadas como de fachada da organização.

Pedro Taques também lembrou do requerimento em que pede ao governo dos Estados Unidos informações sobre as movimentações bancárias da empresa Ocean Development II. Laudos da Polícia Federal afirmam que a empresa, ligada ao grupo de Carlinhos Cachoeira, pagou R$ 161 mil ao escritório de advocacia de Geraldo Brindeiro, que também é subprocurador-geral da República.

"Os dois requerimentos, além de tantos outros não apreciados, podem trazer informações importantes para esta CPI”, enfatizou Pedro Taques. O parlamentar apoia, por exemplo, a convocação do ex-diretor do Dnit, Luiz Antônio Pagot, que já manifestou publicamente sua vontade de contribuir com os trabalhos da CPI.

Além disso, o pedetista cobrou providências quanto à suposta ameaça de Andressa Mendonça, esposa de Carlos Cachoeira, à senadora Kátia Abreu. Em declarações à imprensa, Andressa teria prometido desmoralizar Abreu e ameaçou apresentar um dossiê contra ela.

Prazos - A CPI foi instalada no dia 25 de abril e o prazo de atuação é de 180 dias. Durante os 14 dias de recesso a contagem desse prazo foi suspenso, mas a comissão continuou trabalhando na análise de documentos. Os convocados para a sessão de hoje permaneceram em silêncio, exercendo garantia constitucional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet