Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

RETA FINAL

Gazeta Dados aponta vitória deTaques no primeiro turno; Lúdio cresce 4 pontos

Foto: Danilo Bezerra / Olhar Direto

Gazeta Dados aponta vitória deTaques no primeiro turno; Lúdio cresce 4 pontos
Faltando menos de uma semana para as eleições, o candidato da coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, senador José Pedro Taques (PDT), aparece com 41% das intenções de voto e seria eleito no primeiro turno. É  o que revela levantamento do Instituto Gazeta Dados, principal empresa do ramo em Mato Grosso, divulgado na edição desta segunda-feira (28) do jornal ‘A Gazeta’.

 Leia Mais

Após tensão nos bastidores, candidatos focam nas propostas em penúltimo debate

Na segunda colocação, aparece o candidato da coligação ‘Amor à Nossa Gente’, ex-vereador Lúdio Cabral (PT), com 24%. Em campanha há duas semanas, a candidata da coligação ‘Viva Mato Grosso’, Janete Riva (PSD), tem a preferência de apenas 7% dos eleitores.
 
Na ‘lanterna’, aparecem os os candidatos José Roberto (Psol) e da coligação ‘Mobilizar e Humanizar’, José Marcondes Neto Muvuca (PHS), que foi cassado pela Justiça Eleitoral. Já os votos brancos ou nulos somaram 9%, enquanto 19% se dizem indecisos.
 
É a terceira rodada da pesquisa Gazeta Dados, divulgada pelo jornal ‘A Gazeta’, na atual disputa eleitoral. Do levantamento anterior para o atual, Pedro Taques cresceu dois pontos, enquanto  Mendes Cabral registrou índice maior: quatro pontos percentuais.
 
O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 de setembro e ouviu 1.095 pessoas em 66 municípios de 12 regiões do Estado. A técnica usada é a survey, que consiste na aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 00113/2014.
 
Na modalidade estimulada, os votos válidos de Taques são de 56,94%, com margem de erro para mais de 59,94% ou para menos de 53,94%. Lúdio soma 33,33% dos votos válidos, 36,33% para mais e 30,33% para menos. Janete Riva pontua 9,72% dos votos válidos, considerando 12,72% na margem de erro para mais e 6,72 para menos.
 
Em comparação com as outras pesquisas Gazeta Dados, Taques sempre registrou crescimento. Na primeira fase do estudo, feito de 8 a 10 de agosto, o pedetista somava 32%. E, na anterior, entre 5 a 8 de setembro, obteve 39% da preferência do eleitor, e também conquistaria a vitória nas urnas no primeiro turno.  
 
Nesse contexto, Lúdio Cabral também manteve crescimento eleitoral. No segundo estudo pontuou 10%, contra 14% no primeiro. Na segunda rodada de pesquisas do Instituto Gazeta Dados, o então candidato ao governo pelo PSD, José Riva, somou 10%, e 14% na primeira etapa. Janete substituiu o marido, deputado José Geraldo, na disputa ao governo – coligação ‘Viva Mato Grosso’.
 
Na sondagem espontânea, Pedro Taques soma 29%, Lúdio 18% e Janete 5%. Muvuca e José Roberto não pontuaram. Esse mesmo quadro mostra novamente o gradativo crescimento eleitoral de Taques, que somou 21% na segunda rodada Gazeta Dados, na espontânea, e 11% no primeiro estudo.
 
Segundo turno
 
Embora seja pouco provável, o Instituto Gazeta Dados também simulou um eventual segundo turno. E Pedro Taques venceria o segundo turno contra o principal adversário, Mendes  Cabral, com 44% das intenções de voto contra 28%.
 
Nesse enfrentamento, os votos brancos ou nulos somam 7% e não responderam ou não souberam 21%. Na segunda rodada de pesquisas, Taques tinha 42% contra 23% de Lúdio. No primeiro estudo, o pedetista também se sobressaía ao petista, com 38% e 19%, respectivamente.
 
Num improvável embate de segundo turno entre Lúdio Cabral e Janete Riva,   a vitória seria do petista, com 44% dos votos. Janete somaria 14%. Votos brancos ou nulos somam 12% e não responderam ao questionário ou não souberam 30%.
 
Em outro cenário, Taques também venceria eventual segundo turno tendo como adversária Janete Riva, com 51% das intenções de votos e 10%, respectivamente. Nesse cenário, somam 10% votos brancos ou nulos e 20% preferiram não responder ou não souberam.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet