Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Maraiwatsede

Governador busca solução pacífica para conflito instalado na Suiá Missú

O governador Silval Barbosa (PMDB) está reunido neste momento com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, na tentativa de buscar uma solução “pacífica” para o conflito causado por decisão judicial que determina a desintrusão de colonos,

11 Jul 2012 - 09:34

De Brasília - Marcos Coutinho/ Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Secom - MT

Governador busca solução pacífica para conflito instalado na Suiá Missú
O governador Silval Barbosa (PMDB) está reunido neste momento com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, na tentativa de buscar uma solução “pacífica” para o conflito causado por decisão judicial que determina a desintrusão de colonos, posseiros e fazendeiros da gleba Suiá Missú.


A situação é tensa na região do vale do Araguaia, em cerca de dez municípios, principalmente em Alto Boas Vista e São Felix do Araguaia, porque os assentados e fazendeiros prometem lutar pela terra, e têm apoio da maioria dos índios xavantes.

Os donos das terras na região prometem pegar nas armas contras os índios que querem a terra. Silval Barbosa está acompanhado do deputado federal Wellington Fagundes (PR) e de lideres da Associação dos Produtores da Gleba Suiá Missú (Aprosum).

Na reunião, o governador externou sua preocupação com a gravidade da situação e insistiu na tese da permuta da área, que já havia sido feita. A saída para o conflito, de acordo com o governo do estado, é levar os indígenas para o Parque Estadual do Araguaia.

Para o Olhar Direto, o deputado federal Wellington Fagundes afirmou que o bom senso e a razoabilidade precisam prevalecer e o governo federal necessita agir porque a situação é gravíssima.

Ainda hoje, o governador também se reúne com a bancada federal no senador de Jaime Campos (DEM) e depois com a presidente da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Marta Maria do Amaral Azevedo.

Mais informações em instantes.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet