Uma inovação de um instituto de pesquisa que atua há anos em Mato Grosso pode mudar o rumo das eleições municipais no estado. Um software desenvolvido e aplicado já neste pleito pela ACCESS reduz em até 10 dias o tempo de publicação de uma pesquisa de intenção, o que pode melhor ajudar a balizar os comitês de campanha a tomar decisões sobre o candidato.
“Todas as campanhas são orientadas pelas pesquisas, e quanto mais rápida ela sair, melhor para ajudar o candidato a tomar as decisões”, diz o cientista político e consultor da ACCESS, Jeverson Missias de Oliveira. “Como dizem, pesquisa é o retrato do momento, e quanto mais rápido esse retrato sair, melhor”, completa.
As pesquisas da ACCESS são em tablets, que já enviam o resultado direto para o cruzamento de dados, o que reduz o tempo da apuração. “Além disso, a pesquisa é feita na casa do entrevistado, o aparelho faz um georeferenciamento da área, e o pesquisador retira uma foto da casa do entrevistado, o que garante a amostragem da pesquisa”, diz Missias.
“O software não aceita que perguntas fiquem sem responder e nem que respostas sejam contraditórias, por exemplo: se uma pessoa entende a pergunta errado e dá o nome do mesmo candidato para quem votaria e para quem não votaria, o sistema não aceita. Isso não aconteceria com o papel”, argumenta.
Histórico de pesquisas
A ACCESS tem sido parceira do
Olhar Direto na publicação de pesquisas eleitorais desde o pleito de 2004, quando foram divulgados resultados de consulta de opinião em cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Jaciara, Barra do garças, Barra do Bugres e Campo Verde.
A parceria de repetiu em 2008 e em 2010 já foram divulgados resultados das intenções em Cuiabá, antes mesmo das convenções. Novas pesquisas serão divulgadas até o pleito.