Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

RECADO DA TRIBUNA

Jaime demonstra preocupação com contas da Petrobrás e cita risco de apagão energético

Foto: Olhar Direto

Senador não está preocupado apenas com a Petrobrás, mas com setor energético como um todo

Senador não está preocupado apenas com a Petrobrás, mas com setor energético como um todo

Um dia após a Câmara Federal ter aprovado uma investigação para apurar denúncias de irregularidade na Petrobrás, o senador Jaime Campos (DEM) usou à tribuna do Senado para falar da situação preocupante nas contas da estatal mais importante do país.


Segundo o parlamentar, os lucros de R$ 23,6 bilhões da Petrobrás no ano passado, apesar de representarem um aumento de 11% em relação a 2012, escondem um “pífio” desempenho da empresa porque foram piores que os de 2008, 2009, 2010 e 2011.

“A situação da empresa é preocupante”, afirmou ao lembrar que, junto com o balanço de 2013, a Petrobrás anunciou uma queda de 2,5% na produção de petróleo de 2012 para 2013 e um corte de 7% nos investimentos nos próximos cinco anos.

Leia mais
Jaime critica interferência da Petrobrás na exploração de gás não convencional em MT
Jaime alerta Inteligência sobre atuação de grupos anarquistas em manifestações

Jaime Campos destacou ainda em seu discurso que a credibilidade da empresa continua "despencando em queda livre", tanto que suas ações caíram 20% e sua dívida cresceu 50%. Ele disse que a Petrobraá é hoje a empresa produtiva mais endividada do mundo, perdendo apenas para corporações financeiros.

O senador acrescentou que os últimos aumentos da gasolina e do diesel não vão evitar prejuízo de quase R$ 18 bilhões, porque a empresa continua a cobrar pelo combustível menos do que paga no exterior.

“São preocupantes as denúncias de corrupção na Petrobrás (feita por uma empresa holandesa e da compra de uma refinaria do Texas por quase dez vezes mais do que a empresa valia). Elas precisam ser apuradas”, ressaltou.

Jaime Campos revelou que não está preocupado apenas com a Petrobrás, mas também com o setor elétrico, uma vez que, em sua avaliação, “o governo tem-se mostrado inconsequente nesta área”. Para o senador, um apagão já se avizinha no país. (Com informações da Agência Senado)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet