Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

ENERGIA

Licença do Ibama para usina no rio Araguaia deve sair em 45 dias

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) deve emitir em 45 dias o parecer sobre a licença de construção da Usina Couto Magalhães no rio Araguaia, localizado entre os municípios de Alto Araguaia (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO). A garantia foi dada nesta quarta-feira (15/6) pelo coordenador Geral de Infraestrutura de Energia Elétrica do Ibama, que analisará os Estudos de Impacto Ambiental antes de emitir a licença.


O empreendimento energético é um antigo sonho da região Araguaia. E a discussão se arrasta há mais de 30 anos. “Esse projeto é a esperança de uma região carente de desenvolvimento”, destacou o deputado Homero Pereira. (PR), que esteve reunido junto com os deputados Wellington Fagundes (PR), Neri Geller (PP); Julio Campos (DEM); Valtenir Pereira (PPS) e Ságuas Moraes (PT), além de vereadores e prefeitos das duas cidades.

O coordenador Adriano afirmou que a viabilidade da hidroelétrica já é constatada e aguarda apenas a adequação do projeto para evitar que a biodiversidade do local seja afetada.

De acordo com a assessoria de imprensa de Homero Pereira, a Couto Magalhães irá alagar apenas 48 quilômetros quadrados, para uma produção energética de 150 MW, o equivalente a cerca de 25% da demanda mato-grossense. O empreendimento permitirá o desenvolvimento de projetos de irrigação em Mato Grosso e Goiás e terá importante função no controle das cheias no rio Araguaia. A previsão de custo total é de R$ 250 milhões.

Em 2007, quando a presidente Dilma Rousseff era então ministra chefe da Casa Civil, ela havia afirmado que a EPE- Empresa de Pesquisa Energética – estava concluindo o estudo de avaliação ambiental integrada do rio Araguaia.

De acordo com Dilma, assim que esses estudos fossem concluídos seria definida a sua construção. A então ministra argumentou que o governo federal não aceitou a definição do rio Araguaia como sendo um rio que não podia ter nenhuma usina. "Pelo contrário, nós estamos fazendo o projeto de avaliação integrado, que terá que ser concluído para ser divulgado".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet