Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Febre do Ouro

Líder dos garimpeiros e mais nove são presos ‘rondando’ serra em Pontes e Lacerda

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Líder dos garimpeiros e mais nove são presos ‘rondando’ serra em Pontes e Lacerda
Um dos líderes dos garimpeiros e mais nove pessoas foram presas ‘rondando’ a Serra do Caldeirão, localizada a 20 quilômetros do município de Pontes e Lacerda (457 km de Cuiabá). As prisões foram feitas pelos policiais do Regimento de Policiamento Montado da PM e da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas). A operação de destruição do garimpo teve início após a desocupação completa da área, concluída na última terça-feira (10).


Leia mais:
Implosões destroem garimpo da Serra do Caldeirão em Pontes e Lacerda
 
O major Robson Fernandes, que está com oito cavalos na região dando apoio na operação, disse ao Olhar Direto que: “Seis pessoas foram presas na segunda-feira (16). Depois, durante a madrugada de terça-feira (17), mais quatro foram detidos durante os nossos trabalhos na região do garimpo. Eles devem ser indiciados pelo crime contra ordem econômica, extração ilegal de minério e crime ambiental. Os que estavam em grupos, também podem responder por associação criminosa”.
 
As quatro pessoas presas durante a madrugada disseram para a polícia que foram ao garimpo retirar um equipamento que era usado para furar pedras e que havia sido soterrado durante a implosão, que aconteceu na última sexta-feira (13): “Eles eram de Porto Velho (RO) e estavam morando em Pontes e Lacerda há 45 dias, tentando a sorte com o ouro”, relatou o major.
 
Um grupo de baianos também foi preso enquanto estava passando de carro pela região. Eles estavam munidos de equipamentos e garrafas d’água, o que dava a entender que planejavam ficar na região por muito mais tempo. “Eles confirmaram que também vieram para cá em busca do ouro”, relatou o policial. Os nomes não foram divulgados.
 
“Os três baianos que foram presos disseram estar visitando o garimpo. Mas eles estavam na cidade há muito tempo e sabem que a região está interditada. Serão presos e terão de responder criminalmente por isso. Temos informações de que muitos garimpeiros aguardam a saída das autoridades para voltar, mas estamos cientes disto e preparando planos para que nada disto aconteça”, finalizou o major.
 
Desocupação
 
A Polícia Federal em Mato Grosso informou na tarde da última terça-feira (10), que o garimpo ilegal em Pontes de Lacerda (442 km de Cuiabá) foi totalmente desocupado. O prazo final para saída dos garimpeiros de forma pacífica, determinado pela PF era até quarta-feira, 11. Cerca de 150 policias de várias instituições participaram da operação batizada de “Terra do Nunca”.
 
O acesso ao garimpo, que foi considerado ilegal pelo Ministério Público Federal por não ter autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para extração do ouro encontrado no local, foi bloqueado pelas forças de segurança na segunda-feira (10). Ainda segundo a PF, o próximo passo da operação será a realização de perícias para a implosão das galerias e buracos existentes, evitando o desmoronamento e possíveis acidentes no local.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet