Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

casamento

"Noiva" Serys pretere PDT por PTB por possibilidade de se lançar ao Senado

Foto: Jardel P. Arruda - OD

A ex-senadora Serys Slhessarenko (sem partido) afirmou que está praticamente fechada com o PTB e em breve deve formalizar a filiação a sigla. A informação foi confirmada por ela durante a convenção estadual da juventude petebista, realizado na noite de sexta-feira (12), no Hotel Paiaguás, mesmo local onde o ex-diretor Geral do Dnit Luiz Antônio Pagot oficializou sua filiação ao Partido Trabalhista Brasileiro dois meses atrás.


Presidente do PTB oficializa convite à Serys: aqui ninguém vai te trair e não tem intervenção

Cortejada por vários partidos após ter saído do PT em meio as eleições municipais de 2012, Serys "namorou" com o PDT por vários meses, mas a possibilidade de se lançar ao Senado pelo Partido Trabalhista Brasileiro fez ela optar pela sigla, já que na outra agremiação era cotada como candidata a deputada federal.

Serys admite predileção pelo PDT em encontro do partido e promete arrastar militância

"Eu devo me filiar ao PTB, só não hoje. Ainda não sei quando", disse a ex-senadora. Serys viaja para Brasília na próxima semana onde participará de um fórum internacional e quando voltar deverá se debruçar sobre os dados do Partido Trabalhista Brasileiro e analisar a conjuntura para se lançar ao Senado.

Serys argumenta que "sua base" exige uma candidatura ao Senado e por isso preteriu o PDT, com o qual esteve muito próxima de firmar um acordo e até mesmo já havia criado uma certa identificação. "Vou ser candidata ao Senado e isso está definido. A base, o grupo cobra. É uma história mal resolvida", ponderou.

Nas eleições de 2010, quando terminava se mandato como senadora, Serys foi impedida pelo PT a concorrer à reeleição. A sigla preferiu o então deputado federal Carlos Abicalil, que venceu a senadora em uma votação partidária para decidir quem seria o candidato. Abicalil acabou em terceiro lugar nas eleições, o Partido dos Trabalhadores perdeu a vaga de senador que detinha em Mato Grosso desde 2003 e ali começou o racha partidário que culminou na saída de Serys em 2012.

Conhecendo o partido

A ex-senadora explica que está na fase de conhecer o PTB. Ela aproveitou a convenção para ser apresentada a várias lideranças e "pedir autorização" para se filiar a sigla, inclusive ao presidente da Executiva de Cuiabá do partido, Carlos Haddad."Será que o PTB me deixa chegar? Eu com certeza estou chegando no PTB", disse em discurso durante o evento.

No dia 26 de julho ela deve participar do encontro da sigla em Tangará da Serra, e depois de outros eventos a serem realizados por todo Mato Grosso, para conhecer mais lideranças do interior do estado.

Ela também estuda os números apresentados a ela sobre filiados do partido e a situação dos diretórios municipais em todo estado. Serys conta já saber que o PTB está ausente de 36 cidade de Mato Grosso e que precisa de ainda mais informações da sigla. A preocupação seria a viabilização da candidatura ao Senado. "Não quero estar em um partido onde vou ser um presépio. Quero estar ativa. Nos 25 anos de PT eu tive 20 anos de mandato", analisou.

Aliança com PDT

Apesar de ter preterido o PDT na decisão pela filiação, Serys revela já ter criado uma afinidade com a sigla e diz que gostaria de ser aliada do senador Pedro Taques nas eleições de 2014. "Tenho uma ótima relação com ele e seria muito bom se essa aliança fosse configurada", disse.

Contudo, ela salienta que acatará seja qual for a decisão partidária e não descarta até mesmo se aliar com o PT se assim for mandado. "Eu sou partidária. Eu nunca vou contra uma decisão partidária. Falaram que eu devia ter entrado na Justiça contra o Abicalil porque o direito de se candidatar ao Senado era meu, mas eu acatei a decisão. Então aqui eu também vou acatar todas", afirmou.

PTB fortalecido

A entrada de Serys no PTB reforça a força de negociação da sigla para as eleições de 2014. Agora o partido já contaria com um nome forte ao Senado, um para deputado federal (Pagot) e pelo menos dois expoentes na candidatura a estadual, com Osvaldo Sobrinho e Chico Galindo, fora a base eleitoral do atual parlamentar petebista Luiz Marinho.

Atualmente a representação do PTB em Mato Grosso é de um deputado estadual, dois prefeitos, quatro vice-prefeitos e 47 vereadores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet