Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MENSALÃO

Para defensor de Henry, tendência de relator é pedir a condenação

Foto: Reprodução

José Alvares em sustentação oral no STF

José Alvares em sustentação oral no STF

Em entrevista ao Olhar Direto nesta sexta-feira (17), o advogado José Alvares, que defende o deputado federal Pedro Henry (PP) na ação penal 470 (mensalão), avaliou que o ministro Joaquim Barbosa, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), tende a votar pela condenação de seu cliente, que é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.


Na última sessão do julgamento nesta semana, realizada ontem, Barbosa já pediu a condenação do também deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) e de outros três réus. “Não vai me causar estranheza se o relator acompanhar a denúncia do MPF. Há essa tendência. Mas a minha expectativa continua sendo a absolvição do meu cliente”, disse Alvares, por telefone. Tido como ministro "linha dura", especialmente em questões criminais, Barbosa é oriundo do Ministério Público.

Henry enfrenta outros processos e investigações além do mensalão

“Henry não vai se matar se for condenado”, afirma advogado

Henry poderá manter mandato mesmo se for condenado pelo Supremo

O advogado chegou a apresentar preliminar pedindo a nulidade da inquirição de testemunhas que teriam sido ouvidas sem a presença de advogados. O tema já havia sido discutido em habeas corpus impetrado pela defesa de Henry em 2011 e julgado precluso, considerando que o questionamento ocorreu somente dois anos e meio depois da inquirição, realizada em 2008.

No entanto, antes do início da leitura do voto de Barbosa, o Supremo acatou somente uma preliminar e rejeitou todas as outras. Anulou o processo contra Carlos Alberto Quaglia (acusado de ter disponibilizado a sua empresa, a corretora Natimar, para a Bônus-Banval lavar e repassar parte dos recursos do valerioduto para o PP, partido de Henry). Quaglia deve responder por eventuais crimes em primeira instância.

Pedro Henry desconhecia transações financeiras do PP, afirma defesa

Correligionários de Pedro Henry também negam compra de apoio

Em entrevista ao Olhar Jurídico, Alvares criticou hoje a proposta de votação fatiada que deve ser adotada pelos ministros do STF no julgamento. No entanto, ponderou que o modelo de votação deve causar prejuízos ao processo em geral, mas não especificamente ao seu cliente. Na avaliação dele, o voto do relator deveria seguir a ordem estabelecida na denúncia.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet