Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PÓS-PROTESTOS

Pedro Taques diz que proposta de plebiscito é uma "farsa"

O senador Pedro Taques (PDT-MT) criticou nesta quarta-feira (3) a proposta de realização de plebiscito sobre reforma política encaminhada ao Congresso Nacional pela presidente da República Dilma Rousseff. Na avaliação dele, trata-se de uma "farsa" promovida pelo governo federal na tentativa de desviar a atenção da população das falhas da gestão.


A presidente sugeriu o plebiscito em uma tentativa de dar uma resposta às manifestações populares ocorridas no país recentemente. Ontem, ela enviou ao Congresso uma mensagem propondo que a população seja consultada sobre cinco pontos: mudanças no financiamento de campanhas eleitorais e no sistema de votação, fim dos suplentes no Senado e do voto secreto no Congresso e as coligações partidárias para eleições de parlamentares.

Na avaliação do pedetista, os pontos sugeridos pela presidente são demasiadamente complexos e não tem como discuti-los adequadamente para que as pessoas se manifestem de maneira consciente. "Não é possível, por meio de um plebiscito, discutir questões técnicas. Nós precisamos de tempo para esclarecer os cidadãos".

Taques observou que temas complexos relacionados à reforma política já são debatidos no Congresso, mas que não são apreciados. Em 2011, por exemplo, ele participou de uma comissão instalada para juntar todas as matérias referentes à reforma política, mas não houve avanços. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet