Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Notícias | Gastronomia

no getúlio

Peru e Espanha em Cuiabá: Ceviches refrescam até escaldantes 40 graus

Foto: Priscilla Villela/OD

Peru e Espanha em Cuiabá: Ceviches refrescam até escaldantes  40 graus
Quando os Incas aperfeiçoaram sua culinária ao certo não imaginavam que um dia seus pratos seriam enviados para a região centro-oeste, mais precisamente em Cuiabá. Os temperos e ingredientes voltados para a raiz do país são mais que apreciados na capital, com porções de ceviches, banhados em leite de tigre, completamente pactuantes com o calor da região. E para quem não liga para o suadouro com fortes temperos, a Espanha também é bem vinda.


Cheff alia saxofone a rodada de pasta e garante uma experiência sensorial

Admito que é uma surpresa que fosse aprovar ao meu paladar o composto de lula, polvo, camarão e salmão, banhados em limão, pimenta, coentro, e outros condimentos que não é possível leigos identificar, mas que se agregam em uma sintonia perfeita. Provei o prato curioso, o ceviche no Restaurante Getúlio preparado pelo chefe Cleber Costa e já me preparo para retornar ao local.

Como considero a culinária uma arte e tem-se como lema que a arte tem de ser apreciada e nem sempre ‘aprovada’, achei interessante provar a sugestão do chefe. Felizmente, pois foi uma descoberta e tanto. Não sei se apreciaria da mesma forma se o prato fosse feito com total fidelidade a cultura peruana, mas de qualquer forma, a própria culinária sofre suas modificações com os tempos, e porque não de acordo com cada país.

Ao Olhar Direto o chefe tratou de explicar que o tradicional prato, de acordo como aprendeu com próprios peruanos, é muito mais forte devido a quantidade dos temperos utilizados. Ele adequou as porções ao sabor brasileiro e o resultado é astronômico de riqueza. Somente de lembrar já há de se sentir a boca cheia d’água. Não sei também se gostaria da opção caso tivesse a provado em outro local. Afinal, a arte é resultado de seu criador.

A Espanha em Cuiabá

No mesmo estabelecimento é possível provar pratos da quente Espanha, sempre regada de mariscos, azeite, bem assemelhada a norte brasileira. Talvez um pouco mais apimentada, mas com bastante cor e bonita de se ver preparar. Os pratos, aqui, o mais interessante, ao invés de serem servidos em porções grandes ao estilo refeições, são ofertados em ‘tapas’, menores quantidades, a tira gosto.

A curiosa ‘rabada’ é um destaque a parte também ao estilo ‘tapa’, milenarmente espanhol. A carne extremamente suculenta e macia é servida estrategicamente com um purê de mandioquinha, em tamanho pequeno, deixando em aberto a oportunidade para apreciadores da comilança, que gostam de provar mais de uma cartela na noite ao lado dos amigos. O estilo do serviço só existe no Getúlio.

A arte do criador

As opções são concretizadas por Cleber, que tem sua origem de trabalho na área oriental com a comida japonesa. Seu preparo, aprovado pro toda clientela do Getúlio, nasceu do próprio talento e foi cultivado com a prática. Começou a trabalhar na área há doze anos, e em Cuiabá orquestrou a cozinha do Japô, mas foi embora da cidade só retornando no início do ano para poder implantar a culinária espanhola e peruana em Cuiabá.

Sensível com o que há de ser valorizado nos pratos, o chefe se atentou ao fato de que teria adequar a quantidade de temperos em ambos os setores para o paladar cuiabano. A disposição resultou a ele elogios de que de todos os cebiches do país, por exemplo, o dele é o melhor.

O desafio agora, para ele, é divulgar ainda mais os pratos e conseguir apresentar aos que ainda desconhecem todo o sabor da variedade. Entretanto, para quem não ousa arriscar, ele prepara também os tradicionais sashimis, resgatando sua origem na culinária.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet